A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA e a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica no 10/2023 MDA, Incra-SP e SPDM, promoveram o I Simpósio “Ciência, Territórios e Políticas Públicas de Saúde, Agricultura Familiar e Transição Agroecológica”.
“Agradeço o esforço de todos os(as) parceiros(as) e colaboradores(as) da SPDM que aceitaram embarcar nesse desafio a partir do projeto piloto no Hospital São Paulo (HSP/HU UNIFESP) e que se dedicam todos os dias para expandir essa iniciativa nas Instituições Afiliadas da SPDM no Sistema Único de Saúde – SUS e nos Centros de Educação Infantil – CEI. É um orgulho poder unir a agricultura familiar com a saúde, educação e a ciência para implementar políticas públicas”, afirmou Dra. Larissa Beltramim, chefe do Escritório de Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Inovação Social da SPDM, coordenadora do Simpósio.
O evento reuniu parceiros(as) governamentais, entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais, pesquisadores, gestores, estudantes e a rede da agricultura familiar responsável pelo projeto, que é fruto do Acordo de Cooperação Técnica no 10/2023 – MDA, INCRA-SP e SPDM, que tem como objetivo a conjugação de esforços para a articulação de ações em prol da saúde e da alimentação adequada, da agricultura familiar e da ampliação do acesso das aquisições de alimentos da agricultura familiar e de suas organizações coletivas no âmbito do Hospital São Paulo – HU e de outras unidades de saúde sob a administração da SPDM no Sistema Único de Saúde – SUS.
Estiveram presentes na abertura oficial a Profa. Dra. Raiane Assumpção, reitora da UNIFESP, o Prof. Dr. Newton Lima, ex-reitor da UFSCar o Prof. Dr. Eduardo Medeiros, Diretor Técnico do Hospital São Paulo, representando a SPDM.
“Alimento é saúde. O primeiro complexo hospitalar do Brasil que está investindo em agroecologia é o Hospital São Paulo, com apoio da Unifesp e da SPDM. Nós estamos fazendo uma transformação no mundo, estamos acelerando para a transformação de uma agricultura de natureza química para agroecológica. Então, parabenizo vocês por se comprometerem a aprender e a investir nesse assunto, que queremos poder levar aos hospitais públicos e privados”, ressaltou Luiz Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil.
O Simpósio que ocorreu dois anos após a assinatura desse acordo teve como objetivo disseminar o conhecimento científico e de política pública aplicada em saúde, agricultura familiar e transição agroecológica; formular e implementar ações governamentais e do terceiro setor que atendam às necessidades específicas de cada região a partir do diálogo e mobilização nos territórios; divulgar os resultados da implementação das ações e projetos em andamento e propiciar o encontro de colaboradores(as) e parceiros(as) para mobilizar novas interações em torno do projeto.
“Para mim, parecia tão distante poder participar de uma iniciativa como essa. Agradeço a todos os envolvidos no projeto que me incentivaram e guiaram para viver desse sonho de viver da agricultura mesmo na capital de São Paulo”, relatou Valéria Macoratti, Presidenta da Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo (Cooperapas).
O encontro foi realizado por meio da participação de cientistas, pesquisadores, gestores públicos e privados, equipes técnicas, representantes da sociedade civil organizada e movimentos sociais, e lideranças comunitárias de reconhecida expertise no tema. Além disso, contou com um momento de diálogo “Vozes dos Territórios” com parceiros(as) e lideranças da agricultura familiar rural, urbana e periurbana para avaliações, contribuições e perspectivas futuras.
“A Ciência muda a vida das pessoas, e aqui estamos vendo que é possível colocar alimento saudável, livre de agrotóxicos, no SUS, em benefício à saúde das pessoas, como papel da universidade em diálogo com a sociedade”, afirmou o Prof. Dr. Fulvio Scorza, Coordenador Científico do MDA e Professor da EPM/UNIFESP, coordenador do Simpósio.
Os resultados e experiências obtidos durante a implantação do acordo foram abordados por colaboradores de diversos setores da SPDM e parceiros, com destaque para o Projeto Piloto no Hospital São Paulo, confira a relação abaixo:
● Do Cardápio à Matriz de Alimentos: diálogo nutrição e a rede da agricultura familiar. Daniela Carvalho (Gerente de Nutrição – Corporativa/SPDM) e Márcia Freitas (Gerência de Nutrição – SPDM/HSP)
● Da produção à entregas de alimentos pela rede da agricultura familiar. Caio Rennó (Instituto Terra Viva) e Enzo Antonacci (Coopasat)
● Visão de equipe e implementação do projeto (intersetorial). Tamara Azevedo Moura (Coordenadora Administrativa – SPDM/HSP)
● Aspectos Jurídicos da implementação do projeto e sistema de compras. Dr. Anderson Ferraresi (Diretor Jurídico da SPDM)
● Do preparo nas cozinhas ao consumo do alimento saudável. Carlos Alberto de Araújo Alves (Cozinheiro – SPDM/HSP)
● Da expansão para os Hospitais Afiliados da SPDM. Gabriela Vieira de Paula (Gerente de Nutrição do Hospital Municipal de Parelheiros – HMP/SPDM) e Eliane Nagayoshi (Coordenação Administrativa – Corporativa/SPDM).









