A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina publicou, neste mês de outubro, o seu 1º Relatório de Práticas ASG (Ambiental, Social e Governança). O documento consolida 38 iniciativas implementadas pelas unidades sob a gestão da instituição, refletindo o comprometimento institucional com os princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e governança ética e transparente.
“Este relatório representa os valores intangíveis criados pela SPDM para toda a sua rede de unidades gerenciadas com ênfase especial na sua notável capacidade de engajamento em soluções de enfrentamento para os desafios globais com repercussão social e ambiental. Estes valores impactam de forma positiva nos ecossistemas em que a instituição atua, promovendo maior sinergia e integração entre as diretrizes corporativas e as boas práticas no nível local”, destaca o Dr. Nacime Salomão Mansur, Superintendente da SPDM Afiliadas.
Coordenado pelo Comitê Institucional ASG, o relatório apresenta práticas que expressam o engajamento das Instituições Afiliadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), alinhando-se também ao Relatório de Sustentabilidade da SPDM, realizado desde 2018 e pautado na metodologia GRI (Global Reporting Initiative).
“Esperamos que as boas práticas apresentadas sirvam de modelo para outros serviços de saúde, públicos e privados. Temos a oportunidade de disseminar essas ideias, multiplicar impactos positivos e liderar uma mudança que vai muito além dos nossos muros”, declara Jonas Age Saide Schwartzman, Coordenador Perspectiva Ambiental.
As ações foram agrupadas nos três pilares do ASG:
Ambiental: 15 iniciativas voltadas à redução de emissões, educação ambiental, reuso e reciclagem de materiais, entre outras.
Social: 13 ações que promovem inclusão, diversidade, saúde e segurança no trabalho, e o desenvolvimento das comunidades locais.
Governança: 10 práticas que fortalecem a eficiência institucional, o equilíbrio econômico-financeiro e o uso responsável de recursos tecnológicos.
O relatório também reforça os compromissos e iniciativas ASG adotadas pela organização, tais como, o Pacto Empresarial pela Integridade e Combate à Corrupção do Instituto Ethos, a campanha internacional Race to Zero, a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, o Programa Pró Equidade de Gênero e Raça, parcerias com a ONU Mulheres e a ONG Visão Mundial e a adesão do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
O relatório traz ainda mensagens do Dr. Ronaldo Laranjeira, diretor-presidente da SPDM, e do Dr. Nacime Salomão Mansur, Superintendente do Hospital São Paulo, Unidades Afiliadas e Educação da, que reforçam a relevância da iniciativa para o fortalecimento da cultura institucional voltada à ética, integridade e impacto positivo na sociedade. Ao reunir e divulgar essas práticas, a SPDM reforça seu papel como agente transformador na saúde pública, promovendo uma gestão que contribui para um futuro mais justo, saudável e sustentável.
Acesse o relatório: https://www.spdmafiliadas.org.br/relatorio-asg/









