A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Reunidas I, gerenciada pela SPDM/PAIS (Programa de Atenção Integral à Saúde, da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) esteve na Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Prof. Francisco da Silveira Bueno, na região de Jardim São Nicolau, para desenvolver ações do Programa Saúde na Escola (PSE), realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
O foco principal da ação foi conscientizar os alunos sobre as questões ambientais que existem no entorno da escola, que está localizada em uma área com faixa de dutos de combustíveis. Além disso, os colaboradores da equipe multidisciplinar da UBS abordaram a importância da alimentação saudável.
“Esta parceria permitiu a capacitação dos APA para a atuação junto à comunidade sobre destinação adequada dos resíduos sólidos, de forma que os agentes puderem também compartilhar esses saberes com suas equipes e a população”, comenta Élen Soares, gestora local do PAVS Vila Prudente/Sapopemba.
Os Agentes de promoção ambiental (APA) e a Gestora Local do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) realizaram ações educativas para cerca de 160 estudantes de quatro turmas da escola. Eles apresentaram o tema da destinação dos resíduos sólidos em parceria com membros do Instituto GEA, que promove o Projeto Faixa Limpa em comunidades junto às faixas de dutos.
Incorporado à Estratégia Saúde da Família (ESF), o PAVS trabalha para fortalecer a gestão intersetorial em questões ambientais com impacto sobre a saúde, envolvendo a promoção de atitudes voltadas à preservação, conservação e recuperação ambiental e à proteção da saúde da população.
O Programa Saúde na Escola (PSE) é realizado conjuntamente entre as secretarias da Saúde e da Educação. Envolve ações educativas voltadas para crianças e adolescentes nas escolas do município de São Paulo sobre temas como o combate ao Aedes aegypti, promoção de hábitos alimentares saudáveis, educação para a cidadania e os direitos humanos, estímulo à cultura da paz, prevenção do consumo de substâncias como álcool, tabaco e drogas ilícitas, cuidados com a saúde bucal e mental entre outras, fundamentadas na realidade de cada território atendido pela UBS, além das demandas trazidas pela própria unidade escolar e comunidade.
Texto por: Prefeitura de São Paulo
https://capital.sp.gov.br/web/saude/w/destina%C3%A7%C3%A3o-adequada-de-res%C3%ADduos-e-alimenta%C3%A7%C3%A3o-saud%C3%A1vel-s%C3%A3o-temas-de-a%C3%A7%C3%A3o-em-escola