Rede Assistencial Vila Maria / Vila Guilherme

A Coordenadoria Regional da Região Norte do município de São Paulo é composta de cinco Supervisões Técnicas de Saúde, entre as quais a Vila Maria/Vila Guilherme, que ocupa uma área de 26,4 quilômetros quadrados, correspondendo a 1,75% da área total do município, com população estimada, para 2007, em 284.337 habitantes, a qual constitui 2,62% da população municipal. Sua densidade demográfica, de 10.770 habitantes por quilômetros quadrados, é superior a média municipal de 7.077 habitantes por quilômetros quadrados.

A OSS-SPDM Vila Maria/Vila Guilherme gerencia as unidades de Saúde da área de abrangência da Supervisão Técnica de Saúde Vila Maria/Vila Guilherme, que compreende os distritos administrativos dos bairros Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, conhecida pelas Unidades Afiliadas como “microrregião”.

Esse núcleo de atendimento foi formado com o objetivo de prestar assistência integral / integrada – atenção básica e assistência médica de média complexidade, com referência e contra-referência – a 300 mil moradores da região, através da incorporação de serviços que complementam o atendimento prestado pelo Hospital Municipal Vereador José Storopolli – Vila Maria, pioneiro na microrregião. A SPDM administra 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com três AMA (Assistência Médica Ambulatorial), uma AMA-E (Assistência Médica Ambulatorial de Especialidades); sendo duas UBS com estratégia Saúde da Família (PSF), uma UBS com Unidade de Referência em Saúde do Idoso (URSI) e com Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) e uma unidade com Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Além de promover significativa melhoria no acesso aos serviços de atenção à saúde, a microrregião contribui para a capacitação dos recursos humanos da região, em consonância com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Lei Federal 10.216/2001.

Unidades Básicas de Saúde (UBS)
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) contemplam as consultas médicas (clínica médica, pediatria e ginecologia), consultas de enfermagem, consultas do serviço social, consultas e procedimentos odontológicos, procedimentos médicos e de enfermagem (imunizações, inalações, curativos, suturas, administração de medicamentos orais e injetáveis, exames ambulatoriais – raios-X, ECG, ultrassom e patologia clínica).

Programa Saúde da Família (PSF)
O Programa de Saúde da Família (PSF), criado em 1998, consolida-se como estratégia de organização da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) propondo uma mudança de modelo e contribuindo para a efetiva melhoria das condições de vida da comunidade.

Em agosto de 2001, a Secretaria de Saúde do município de São Paulo com a SPDM firmaram convênio para implantação do programa na Vila Maria. Foram contempladas quatro Equipes de Saúde da Família (ESF) na UBS Parque Novo Mundo I, com área de abrangência de 51,80% da área total de atendimento da unidade, e quatro ESF na USB Parque Novo Mundo II, com área de abrangência de 66,31% da área total de atendimento da unidade.

Em março de 2009, visando à reorganização da área de atuação das equipes do PSF, a área de cobertura do programa foi alterada para 64,76% da área de atendimento da unidade do Parque Novo Mundo I. As ESF são compostas por um médico generalista, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, seis agentes comunitários (ACS) e um auxiliar administrativo.

As ESF têm por objetivo serem pró-ativas na identificação dos agravos no processo de saúde-doença, acompanhando através do cadastramento e acompanhamento, contínuo e integral, dos usuários e de suas famílias, inseridos em uma comunidade definida por limites territoriais.

Assistência Médica Ambulatorial (AMA)
As unidades de  Assistência Médica Ambulatorial (AMA) – têm por objetivo o atendimento da demanda espontânea de pacientes portadores de patologias de baixa e média complexidade nas áreas de clínica médica e pediatria.

Assistência Médica Ambulatorial – Especialidades (AMA-E)
A AMA Especialidades surgiu para prestar atendimento secundário, complementando a assistência em nível primário. Atende aos pacientes encaminhados pelas demais unidades de saúde da cidade e que precisam de atendimentos e tratamentos específicos em sete áreas: angiologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, reumatologia e urologia.

Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI)
A Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) é uma unidade especializada para atender ao idoso em sua área de abrangência. Ela se insere no nível secundário da atenção à saúde, oferecendo atendimento pela equipe interprofissional, em âmbito individual e coletivo, dentro de uma visão integral com assistência a doenças de maior complexidade e a problemas de saúde específicos da população idosa.

A URSI trabalha com a especialidade de geriatria, atende a população de 60 anos ou mais (Política Nacional do Idoso) e o encaminhamento é feito através da Rede Básica de Saúde.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado na UBS/AMA Vila Guilherme, está preparado para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços:

  • diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
  • periodontia especializada
  • cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros
  • endodontia
  • atendimento a portadores de necessidades especiais.

Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos.


Núcleo Integral de Reabilitação (NIR)

O Núcleo Integral de Reabilitação,(NIR), tem o objetivo de organizar a estrutura da rede especializada de atendimento de reabilitação de forma eficaz nos diversos níveis de complexidade. Os usuários, encaminhados pela Unidade Básica de Saúde, recebem atendimento de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. O atendimento prestado contempla desde ações de reabilitação e inclusão na comunidade até problemas de mobilidade, que necessitem de reabilitação e seus desdobramentos, com especial atenção para idosos.

Unidade de Assistência Domiciliar
Os serviços para provimento de cuidados domiciliares de saúde estão em rápida expansão no Brasil, tanto no setor público como no privado. No setor público, esses serviços, em sua maior parte estão vinculados aos hospitais, como um recurso para otimização de leitos e de promoção de uma melhor qualidade de vida para pessoas com dependência para as atividades da vida diária.

No município de São Paulo, desde 2000, houve um aumento na oferta de cuidados domiciliares de saúde, tanto pela implantação do Programa de Saúde da Família (PSF), como pela formação de várias equipes de Assistência Domiciliar (AD), nas Unidades Básicas de Saúde ou nos Ambulatórios de Especialidades.

O critério de elegibilidade para o recebimento de cuidados domiciliares de saúde baseia-se no grau de incapacidade funcional, independente da patologia que causou o problema ou do grupo etário com base na Escala de Avaliação da Incapacidade Funcional da Cruz Vermelha Espanhola.

Em julho de 2002, essa equipe foi descentralizada e locada na UBS Jardim Brasil e passa a ser composta de um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um motorista terceirizado. Passou a responder à área de abrangência da Supervisão Técnica de Saúde da Vila Maria/Vila Guilherme.

Atualmente recebem visitas médicas e de enfermagem pacientes que necessitam de cuidados especiais como portadores de SVD (Sonda Vesical de Demora) cistostomia, portadores de úlceras de pressão grau II a IV. Faz parte da rotina de enfermagem  a coleta de material para exames laboratoriais.

A demanda demonstrada na lista de espera conduz a SPDM ao aumento do número de profissionais dessa equipe.

Equipes de Ações Externas nas Unidades Básicas de Saúde
A SPDM trabalha na região Vila Maria/Via Guilherme para preencher lacunas na assistência materno-infantil, saúde do adulto e da vigilância à saúde, com prática de visitas domiciliares com equipes formadas por enfermeiro e auxiliares de enfermagem, além de exercer a busca ativa de portadores de hipertensão arterial, diabetes, sintomáticos respiratórios, atraso de calendário vacinal e controle de exame preventivo de câncer de colo de útero e mama. Entre outros agravos e cuidados, executa-se também a função de educar.

A equipe é composta de um auxiliar de enfermagem para cada 5 mil habitantes e um enfermeiro para cada cinco auxiliares de enfermagem. A primeira equipe de Ações Externas foi implantada em março de 2009 na UBS Vila Guilherme, após um mapeamento da área de abrangência dessa unidade.

As famílias são visitadas e cadastradas através da Ficha de Cadastro, monitoradas em seus possíveis agravos e direcionadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS), Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou qualquer outro encaminhamento que se fizer necessário.

Os profissionais realizam as visitas domiciliares equipados com esfigmomanômetro digital, estetoscópio, glucosimetro Os dados coletados são consolidados em programa informatizado e com posterior análise para o redirecionamento das ações da unidade de saúde.

Em 2008, firmou-se contrato de gestão 2006/2008 – NTCSS-SMS-G, referente ao gerenciamento e à execução das atividades e dos serviços de saúde a ser desenvolvidos na OSS-SPDM Vila Maria/Vila Guilherme, formada pelos distritos administrativos: Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, tendo sido inicialmente absorvidas as seguintes unidades: AMA/UBS Vila Guilherme, UBS/PSF Parque Novo Mundo I, UBS/PSF Parque Novo Mundo II e, posteriormente, as AMA/UBS Vila Medeiros, AMA/UBS Jd. Brasil, Vila Leonor, Izolina Mazzei, Vila Ede, Carandiru, Vila Sabrina, Paulo Gnecco e Jardim Japão.

Serviços de Saúde OSS-SPDM Vila Maria/Vila Guilherme

Pular para o conteúdo