É carnaval! A maior festa popular brasileira e para quem resolveu ficar em casa, mas mesmo assim quer entrar no clima, nada melhor do que um filme que conta a história de um dos maiores carnavalescos do Brasil.
Matheus Nachtergaele (conhecido por interpretar João Grilo no filme O Auto da Compadecida) é João Clemente Jorge Trinta, ou apenas o Joãosinho Trinta.
Nos anos 60, Joãosinho saiu de São Luís do Maranhão para ir ao Rio de Janeiro atrás de seu sonho de se tornar bailarino. Ao conquistar uma vaga no Theatro Municipal, ele conhece Fernando Pamplona, que o leva para trabalhar como cenógrafo nos bastidores do teatro e lá percebe o talento de Trinta para a criação. Pamplona resolve levar Trinta para conhecer a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, onde era carnavalesco, uma das mais tradicionais do carnaval carioca.
A partir daí, Joãosinho inicia sua carreira como carnavalesco, primeiro como assistente de Fernando Pamplona. Depois, em 1974, assumiu a frente da escola e, já naquele primeiro ano de carreira solo, faturou o título do carnaval carioca com o enredo “O Rei da França na Ilha da Assombração”. No ano seguinte também faturou o título na mesma escola, desta vez com o enredo “O Segredo das Minas do Rei Salomão”.
Além do Salgueiro, nos anos seguintes, Joãsinho Trinta passaria pela Beija-Flor, Grande Rio, Viradouro, Império da Tijuca, Vila Isabel e até pela paulista Unidos do Peruche.
O filme retrata principalmente o início de sua jornada como carnavalesco e as muitas dificuldades pelas quais ele passou.
Sempre ousado e polêmico, Joãosinho sempre trazia enredos originais por onde passava, além de trazer para o carnaval carioca uma nova estética de desfile, com elementos luxuosos e de grandiosidade.
A fotografia de Trinta é linda e um ponto interessante do filme é que a música clássica está mais presente do que o samba. Uma mistura e tanto!
Trinta (Brasil, 2014) dirigido por Paulo Machline, com Matheus Nachtergaele, Paolla Oliveira, Milhem Cortaz, Marco Ricca, Fabrício Boliveira, Mariana Nunes, Ernani Moraes, Augusto Madeira.