Já imaginou mafiosos como Al Capone, Don Corleone ou Tony Montana tendo uma crise de pânico ou tentando lidar com traumas de infância? Como lidar com sentimentos de culpa, ataques de ansiedade e até depressão em meio a uma rotina de crimes e violência?
Pense em um desses chefes da máfia chorando ao ver um comercial de TV! Esse é o desafio do filme A máfia no divã, que só foi possível com atuações brilhantes de Robert De Niro e Billy Crystal. É uma comédia improvável que deu certo e algumas cenas arrancam gargalhadas.
Paul Vitti (Robert De Niro), o chefe de uma “família” de Nova Iorque se encontra em uma situação bastante delicada. Não pode parecer fraco ou vulnerável diante de seus adversários e mesmo de seus aliados, então procura secretamente Ben Sobel (Billy Crystal) para ajudá-lo a resolver rapidamente seu constrangedor problema.
Sobel é um psiquiatra que basicamente só trata de problemas conjugais e, apesar de não muito competente, eventualmente acaba dizendo a coisa certa. Ele se encontra diante de pequenas complicações, pois está prestes a se casar, quando é abordado por Jimmy Boots (Richard Castellano) para curar Vitti e impedir que todos saibam que ele está “frouxo”.
O prazo para a cura é muito curto: em duas semanas a elite da máfia se reunirá e o chefão precisa estar 100%.
Definitivamente esse paciente não estava nos planos do psiquiatra e ele não pode recusar. Não pode porque simplesmente não consegue: Vitti está acostumado em ter tudo e todos à disposição 24 horas por dia e seus capangas abordam Sobel nos horários e lugares mais impróprios, inclusive no altar, em seu casamento.
Para complicar tudo mais um pouquinho, os federais, que estão na pista dos mafiosos, escalam o atrapalhado analista como informante.
Um dos pontos altos do filme é a química entre os dois atores, que realmente funciona! De Niro abusa de toda a experiência, interpretando chefões da máfia e Crystal conquista com suas caretas características.
Máfia no divã (Analyze This, EUA, 1999), dirigido por Harold Ramis, estrelado por Robert De Niro, Billy Crystal, Lisa Kudrow, Chazz Palminteri, Joe Viterelli, Richard Castellano, Molly Shannon, Max Casella, Rebecca Schull, Tony Bennett e Anthony Russo.