Chris Gardner (Will Smith), um pai de família, trabalha duro e não recebe o suficiente para pagar as dívidas no fim do mês. E sua mulher Linda (Thandie Newton), cansada dos problemas financeiros, vive pressionando para que ele arrume um emprego com um salário melhor.
As brigas são constantes e, mesmo com todo seu esforço para manter a família unida, Linda vai embora, deixando o pequeno Christopher (Jaden Smith, filho de Will na vida real), de apenas cinco anos, para Chris cuidar sozinho.
Em meio a essa crise, Chris vê um dia um homem estacionar sua Ferrari na frente do hospital em que trabalha. Não perde tempo e pergunta ao homem: “O que você faz? Como você faz?”, e é assim que ele descobre o lucrativo mundo dos corretores, e seu novo amigo consegue para ele algumas entrevistas de trabalho.
Chris é um homem determinado, bom no seu trabalho, e usa todas as suas habilidades para conseguir uma vaga de estágio em uma grande empresa, esse é o único caminho para ele conseguir uma licença para trabalhar como corretor.
Conseguir o trabalho é apenas mais um dos desafios que ele encontra pela frente, pois serão alguns meses trabalhando sem receber nenhum dinheiro – ele perde a casa e tudo o que tem, menos a fé.
Com seu filho pequeno, passa por grandes apertos, dormindo em bancos de parque, abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.
Chris acredita no que faz, se destaca e demora, mas alcança o seu sucesso. Com sonhos, fé e trabalho.
O filme é baseado na história real de Chris Gardner, que fundou sua própria empresa e se dedica também à contar sua inspiradora história de vida.
À procura da felicidade (The Pursuit of Happyness, EUA, 2007), dirigido por Gabriele Muccino, com Will Smith, Thandie Newton, Jaden Smith, Dan Castellaneta, James Karen, Kurt Fuller, Doug Campbell, Amir Talai, George Cheung, George Maguire (II) e Erin Cahill.