Relações familiares são difíceis, ainda mais quando os envolvidos são muito diferentes um do outro. Pense como tudo pode ficar ainda mais complicado quando você descobre que tem um irmão autista e que, para receber a sua parte da herança, depende dele. Rain Man mostra como os laços entre irmãos podem superar as diferenças e transformar a vida das pessoas.
Tudo começa quando Charlie Babbit (interpretado por Tom Cruise), um jovem mauricinho, descobre que seu pai, com quem não tinha uma boa relação, faleceu. Ao mesmo tempo, ele fica sabendo que herdou apenas um carro e algumas roseiras, enquanto a fortuna de três milhões de dólares ficou de herança para um “beneficiário” desconhecido.
Charlie então sai em busca do tal beneficiário e descobre que se trata de Raymond (vivido por Dustin Hoffman), um irmão que ele não conhecia. Raymond é autista e vive em uma clínica desde criança. Interessado apenas no dinheiro, Charlie “sequestra” o irmão para levá-lo a Los Angeles e exigir a metade da herança. O que ele não sabe, é que a viagem vai mudar sua vida.
Logo no início da viagem, Raymond se recusa a andar de avião e os dois irmãos cruzam o país de carro. Com a convivência durante a viagem, Charlie começa a descobrir mais sobre seu irmão: sua capacidade de calcular problemas matemáticos com rapidez e sua memória fora do comum – ele consegue decorar a lista telefônica, por exemplo. Sempre frio e calculista, interessado apenas em bens materiais, Charlie muda e passa a entender o real significado de se ter um irmão.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social. Geralmente aparece logo nos três primeiros anos de vida. Uma das principais características do autista é seguir rigorosamente uma rotina, que funciona como uma forma de reconhecer o mundo. Quando esta rotina é alterada de alguma forma, a criança tende a reagir negativamente. Rain Man consegue abordar um assunto tão delicado como é o autismo de forma leve e respeitosa. Dustin Hoffman tem uma atuação espetacular e mostra a doença sem banalizá-la.
Dirigido por Barry Levinson, o longa foi um sucesso de bilheteria no ano de seu lançamento. Uma mistura de drama familiar com humor, Rain Man vai te fazer rir, chorar e pensar sobre as questões da vida. O filme, aclamado pela crítica, teve oito indicações ao Oscar e ganhou como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Dustin Hoffman) e Melhor Roteiro Original. Recebeu ainda prêmios no Globo de Ouro e Urso de Ouro, além de indicações no Bafta e Festival de Berlim.
Rain Man (Rain Man, 1989, EUA) dirigido por Barry Levinson, com Tom Cruise, Dustin Hoffman, Valeria Golino, Michael D. Roberts, Lucinda Jenney, Bonnie Hunt, Beth Grant.