A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, em parceria com a Interfarma, está lançando o livro A Saúde no Brasil em 2021 – Reflexões sobre os Desafios da Próxima Década. A obra reproduz as palestras e considerações do Fórum Internacional “Saúde em 2021”, realizado pela SPDM em agosto de 2011, com o objetivo de avaliar os desafios futuros do sistema de saúde no Brasil.
Entre os debatedores do Fórum Internacional SPDM: Saúde em 2021 – Reflexões sobre os Desafios para a Próxima Década estavam o conselheiro especial para Políticas de Saúde da Casa Branca dos Estados Unidos, Ezekiel Emanuel, o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, o presidente da Fapesp, Celso Lafer, o médico da Faculdade de Medicina da USP Raul Cutait, o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, o diretor do Instituto Butantan, Jorge Elias Kalil Filho, o presidente executivo da Interfarma, Antônio Britto, o pró-reitor de graduação da Unifesp, Miguel Roberto Jorge, o diretor da Escola Paulista de Medicina, Antonio Carlos Lopes, o presidente do Conselho Gestor do Hospital São Paulo/HU/EPM, Flavio Faloppa, além dos professores da Unifesp Ronaldo Laranjeiras, Waldemar Ortiz, José Roberto Ferraro, Luiz Roberto Ramos, Paulo Augusto de Lima Pontes, Walter Manna Albertoni, Angelo Amato V. De Paola, Álvaro Atallah e Helena Nader, entre outros convidados.
As palestras e os debates, conduzidos pelos principais líderes e formadores de opinião das áreas de educação e saúde do Brasil e de outros países, fazem desse livro um registro de tendências e um documento de consulta para as próximas gerações de médicos, que terão de estar preparados para lidar com mudanças expressivas no cenário da medicina. Portanto, o principal público leitor são estudantes e profissionais da saúde, que fazem a medicina no país hoje e amanhã. “Em 2021, o calouro de medicina atual será nosso médico, e é especialmente a eles que dedicamos este livro. Temos que pensar na inovação, nos recursos humanos e nas novas tecnologias aplicadas à universidade e à indústria, que farão parte de sua vida e de todos que o acompanham profissionalmente”, afirma o presidente da SPDM, Rubens Belfort Jr.