O Ambulatório Médico Especializado (AME) Idoso Sudeste, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo administrada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, vai promover, de 14 a 21 de setembro, a Semana de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer.
Além de fazer um trabalho de conscientização da doença, o projeto também visa o aperfeiçoamento no atendimento aos pacientes idosos com demências.
Entre os dias 14 e 21 de setembro, a unidade realizará ações que giram em torno do tema “Passos para prevenção de demências”. Todas as atividades do dia 14 serão utilizarão o chamado recurso de intergeracionalidade. Cerca de 15 crianças, de 8 a 12 anos, de escolas do bairro foram convidadas para participar de atividades junto com idosos, que já são pacientes do AME.
“A inclusão de crianças e jovens no convívio dos idosos ajuda a reduzir o preconceito contra a pessoa idosa, que se chama ageísmo”, explica Marcia Maiumi Fukujima, diretora do AME.
No dia 14 será montado um circuito com várias ações nas dependências da unidade. As atividades incluem exibição de vídeo, contação de histórias por crianças, musicoterapia, prática de atividade física e do controle de ansiedade, jogos para estimular a memória, dicas para melhorar a comunicação, além de orientações sobre dieta para prevenção de demências e alertas sobre o controle de fatores de risco cardiovasculares.
Além disso, os idosos vão receber uma fita roxa para fixar na roupa e um folheto com orientações sobre os passos para prevenir a demência, ganhando um visto das crianças conforme passarem pelas salas e participarem das atividades.
Entre os dias 17 e 21 de setembro, as atividades serão voltadas a conscientização dos usuários.
O encerramento da semana acontece no dia 21, data em que comemora-se o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, com uma atividade interativa de capacitação para os colaboradores.
“Esperamos com essas ações intergeracionais desencadear a solidariedade, diminuir o preconceito, estimular que as crianças sejam mais tolerantes com os idosos e criar noções de cidadania na prática para todos. Teremos como pano de fundo orientações precisas sobre uma doença importante”, completa a diretora da unidade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Alzheimer é a forma mais comum de demência. Estima-se que, à medida que a população mundial envelhece, o número de pessoas que vivem com demência triplique até 2050, passando de 50 milhões para 152 milhões. Os principais sintomas incluem perda de memória, desorientação temporal e espacial, dificuldade para realizar tarefas diárias, descuido com a aparência e alterações de humor e comportamento.
Confira a programação:
14/09 – Atividades intergeracionais
1. Vídeo de sensibilização
Local: Anfiteatro
Atividade: breve apresentação do projeto Alzheimer 2018 do AME Idoso Sudeste aos idosos, familiares e crianças com seus responsáveis
2. Contação de história por crianças
Local: Anfiteatro
Atividade: as crianças lerão uma história sobre a doença de Alzheimer para os idosos. Logo depois, será promovido um diálogo sobre a história com depoimentos dos participantes.
3. Amigos e companhia – Musicoterapia
Local: Saguão
Atividade: atividade musical preparada pela professora e alunos da Extensão em Musicoterapia da FMU envolvendo idosos e crianças.
4. Prevenção de fatores de risco cardiovasculares
Local: Sala Grupo 1
Atividade: crianças vão interagir no jogo de tabuleiro com os idosos, explicando sobre o controle dos fatores de risco cardiovasculares, como hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e diabetes..
5. Controle de ansiedade
Local: Consultório 2
Atividade: prática de controle da respiração e técnicas de relaxamento com crianças e idosos.
6. Prática de atividade física
Local: Centro-dia
Atividade: prática de atividade física com bola com crianças e idosos, além de orientação sobre atividade física segura.
7. Mente Ativa
Local: Sala Grupo 2
Atividade: jogos de memória, sequências e cores.
8. Aderir à dieta para prevenção de demência
Local: Sala Grupo 3
Atividade: os idosos serão convidados a montar um prato de alimentos. No final, junto com as crianças, verão se os alimentos são benéficos ou não para a prevenção de demências. Após a atividade haverá uma palestra sobre “Alimentação para uma Mente Saudável”.
9. Bom sono
Local: Sala observação
Atividade: passagem dos idosos pela sala, que terá orientações sobre higiene do sono em papel com formato de nuvens penduradas no teto, na altura dos olhos do leitor adulto.
10. Comunicação e audição
Local: Consultório 3
Atividade: brincadeira do “telefone sem fio” com crianças e idosos. Dicas para melhorar a comunicação.
21/09 – Treinamento de colaboradores
Das 12h às 13h e das 13h às 14h
Local: Anfiteatro
Exibição de vídeo, esclarecimentos sobre os principais tipos de demência, quadro clínico, evolução e particularidades no atendimento.