Em agosto, o AME Psiquiatria Jandira Masur ( Vila Maria) completa 11 anos de cuidados à saúde mental da população da região Norte do município. Gerenciada pela SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a unidade atende pacientes com todos os níveis de transtorno mental, por meio de intervenções resolutivas da equipe multidisciplinar.
Referência nas áreas de psicogeriatria, álcool e drogas, psiquiatria da infância e adolescência, transtornos psicóticos, afetivos e de ansiedade, a unidade atua integrada aos demais serviços de saúde mental da região norte de São Paulo. Além do atendimento individual, o AME Psiquiatria oferece terapia de grupo e oficinas terapêuticas, assistência à família, plantão de dúvidas e atividades comunitárias para inserção familiar e social do portador de transtornos mentais.
A diretora da unidade, Ariella Hasegawa, chama atenção para a mudança de perfil e aumento do número de pacientes desde o início da pandemia do novo Coronavírus. “O advento da pandemia, com o risco de contaminação e a obrigação de isolamento social, aumentou o número de pacientes (16%), em especial dos portadores de transtornos de ansiedade”.
O AME Psiquiatria em números
O AME Psiquiatria Vila Maria, que recebe cerca de 280 pacientes novos por mês, conta atualmente com mais de cinco mil mil pacientes ativos, grande parte formada por mulheres (68 %), portadoras de transtornos de humor (como depressão, mania, bipolaridade) e de ansiedade.
Desde o início das atividades, a unidade atendeu cerca de 34 mil pacientes.