O Banco de Leite do Hospital Municipal Dr. José Florence de Carvalho, unidade da Prefeitura de São José dos Campos administrada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, está com o estoque de leite materno abaixo do ideal e precisa de doadoras.
No mês de janeiro, o hospital contabilizou 65 doadoras, totalizando cerca de 82 litros de leite humano coletado. Desse volume, em média 25%, cerca de 20,5 litros, foi desprezado, em sua maior parte, devido a sujidades no leite. “O leite humano passa por um processo de pasteurização e controle de qualidade, por isso é muito importante que a doadora realize a coleta conforme orientação da equipe do Banco de Leite, para que haja um melhor aproveitamento das doações”, explica Luciana Cunha, enfermeira e responsável técnica pelo Banco de Leite.
Neste mesmo mês, foram distribuídos quase 71 litros de leite para 58 receptores. “Poderíamos atender uma demanda maior se tivéssemos mais leite, mas hoje precisamos priorizar o fornecimento para os bebês mais graves que estejam internados tanto aqui quanto em uma Unidade Neonatal da região”, explica Luciana Cunha.
Hoje o hospital está distribuindo mais leite do que coleta. Isso só é possível graças ao estoque que o Banco de Leite faz principalmente entre abril e novembro, quando há uma melhora no volume de doações. Após ser pasteurizado, o leite possui validade de 6 meses. O período entre dezembro e fevereiro é o mais crítico devido às festas de final de ano, temporada de férias e carnaval. Atualmente, só há 40 litros de leite em estoque, quando o ideal seria ter 90 litros. “Dessa maneira, fazendo uso do estoque, se não aumentarmos a quantidade de volume de leite recebido, em breve não haverá leite suficiente para atender todas as solicitações”, ressalta a enfermeira.
Vale lembrar que o Banco de Leite não atende apenas os bebês internados no Hospital Municipal, mas também é referência para outras Unidades Neonatais da região, inclusive da rede privada.
Para doar é preciso estar amamentando e ter leite excedente. A mulher também não pode fazer uso de cigarro, álcool, drogas ou alguma medicação que seja contraindicada à amamentação. Além disso, a equipe do Banco de Leite faz a coleta de uma série de exames no próprio domicílio da doadora, assim como também realiza visitas domiciliares, uma vez por semana, para entregar kits para coleta de leite e retirar os frascos coletados. O Banco de Leite também é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
O Banco de Leite Humano se localiza no Hospital Municipal de São José dos Campos, que fica na Rua Saigiro Nakamura, 800, Vila Industrial. Atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. As interessadas em doar leite podem entrar em contato através do telefone (12) 3901-3507.