Nos dias 25 e 26 de maio será realizado, no anfiteatro da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o 2º Congresso do Estado de São Paulo no Apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde, com o apoio do Hospital São Paulo. O evento tem por objetivo refletir e integrar pesquisadores das áreas da Educação e da Saúde, professores de instituições de ensino públicas e privadas, assim como agregar vivências referentes ao processo de inclusão escolar e social de alunos hospitalizados ou em contínuos atendimentos ambulatoriais na modalidade educacional – classe hospitalar.
O congresso é uma das ações promovidas durante a Semana Municipal de Conscientização dos Direitos da Criança e do Adolescente em Atendimento Pedagógico em Hospitais, Ambulatórios e Domicílios, celebrada na quarta semana do mês de maio.
Será lançada também a 1ª Campanha de Incentivo à Escolarização de Crianças e Jovens em Contínuo Tratamento de Saúde em Hospitais, Ambulatórios e Domicílios, um projeto piloto cujo objetivo é promover a diversidade, incentivar o respeito às diferenças e focar nas especificações necessárias à inclusão do aluno com doenças crônicas.
Como forma de promover a participação dos alunos do ensino regular, o congresso vai contar com a participação de onze escolas, públicas e privadas, através de expressões gráficas, podcast, flash mob, construção de histórias e outras atividades. O evento contará com a presença de profissionais das áreas da saúde e da educação, familiares e alunos, além de representantes do Instituto Maurício de Sousa, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, Amigos da Criança com Reumatismo, entre outras.
Palestra com Cristian Marchant, Coordenador Acadêmico da Fundação Carolina Labra Riquelme, do Chile, durante o Congresso
“A Legislação Brasileira ampara o Direito à Educação, mas infelizmente as classes hospitalares não têm tanta visibilidade. As escolas, por exemplo, desconhecem as necessidades destes alunos. Por isso estas ações são tão importantes para divulgar saberes, experiências e congregar interessados”, explica Léa Chuster Albertoni, Gestora do Programa de Atendimento Pedagógico e Educacional ao Escolar em Tratamento de Saúde do Hospital São Paulo.
Classes hospitalares
A classe hospitalar é uma modalidade educacional destinada a mediar a relação entre a escola, a família e as instituições de saúde, tendo como foco a relação ensino-aprendizagem.
As classes hospitalares do Hospital São Paulo já acontecem há dez anos e fazem parte do Programa de Atendimento Pedagógico e Educacional ao Escolar em Contínuo Tratamento de Saúde, do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. O Programa também compreende um Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar.
O trabalho pedagógico e educacional realizado nas classes hospitalares baseia-se em práticas que permitem melhores condições para o reingresso de alunos à escola regular, uma vez que atuam sobre dificuldades de aprendizagem, resgatando o prazer de aprender e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida. “Promover a parceria entre as classes cospitalares e as escolas regulares é essencial no combate à evasão escolar e favorece a continuidade do desenvolvimento evolutivo dos alunos”, diz Léa Chuster Albertoni.
Existem aproximadamente 38 instituições em São Paulo com classes hospitalares, que são ligadas à Secretaria de Estado da Educação e oferecem a mediação entre a criança, a escola em que a criança está matriculada, a família e a instituição de saúde.