No próximo dia 12 de dezembro, às 10h, será realizada em São Paulo a palestra “Indo Além da Dualidade Liberação vs. Proibicionismo: Impacto das Mudanças da Legislação da Maconha nos EUA”. O evento, realizado pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o apoio da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), terá como palestrante Jeffrey Zinsmeister, membro do Instituto de Política sobre Drogas da Universidade da Flórida, afiliado do Conselho das Relações Exteriores dos EUA.
O principal foco do evento é promover uma análise sobre o impacto promovido pelas recentes mudanças na legislação dos Estados Unidos, quando diversos estados norte-americanos promoveram a legalização do uso medicinal ou recreativo de maconha em seu território. “Nossa ideia não é entrar no debate proibir ou descriminalizar ou legalizar. Com base em evidências, queremos mostrar dados do que realmente aconteceu em estados americanos após as mudanças na lei, traçando um panorama dos efeitos provocados por esta mudança, na procura de soluções racionais que previnam um impacto maior na saúde pública”, afirma Clarice Madruga, pesquisadora da Unifesp e coordenadora do evento.
Por meio de seu trabalho com políticas públicas nos estados norte-americanos de Washington e Colorado, Jeffrey apresentará de forma neutra e objetiva dados sobre o impacto da nova indústria de cannabis nestes estados. Serão analisadas também as estratégias de marketing desse mercado, traçando paralelos com a indústria tabaqueira e promovendo reflexões sobre novas formas de regulamentação baseadas em evidências.
Sobre Jeffrey Zinsmeister
Advogado, especialista em políticas públicas sobre drogas e em temas relacionados à América Latina, Jeffrey Zinsmeister atualmente é membro do Instituto de Políticas sobre Drogas da Universidade da Flórida, afiliado do Conselho das Relações Exteriores dos EUA e Vice-Presidente Executivo daSmart Approaches to Marijuana(SAM), uma organização não-partidária que busca promover políticas públicas sobre drogas, baseadas em evidências. Também foi diplomata do Departamento de Estado dos Estados Unidos, vivendo em países como Brasil, México e Cabo Verde.
Serviço
Onde: Auditório Leitão da Cunha – Rua Botucatu, 820 / 1º Andar, Vila Clementino – SP
Quando: 12 de dezembro de 2016, às 10h00.
Entrada gratuita, porém, sujeita à lotação do espaço.
Reserva de vagas pelo e-mail: claricesandi@gmail.com