Colaboradores de nove Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais geridos pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina em parceria com Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, estão recebendo treinamento em diversas áreas para melhorar o aprendizado dos alunos, atuando com mais eficácia em suas atribuições diárias nas unidades. Estão sendo capacitados colaboradores dos CEIs que ficam nos bairros de Capela de Socorro, Pirituba, Itaquera, Penha e Ipiranga. Os treinamentos estão sendo realizados pela SPDM Educação, por meio da Faculdade Paulista de Ciências da Saúde.
A iniciativa foi dividida em duas etapas. Na primeira, que ocorreu entre os dias 20 e 24 de janeiro, os participantes foram treinados sobre alimentação saudável, programa gerenciamento de resíduos, desenvolvimento infantil, boas práticas de alimentação e higiene, reaproveitamento integral dos alimentos, sustentabilidade, consciência sócio ambiental, etapas do desenvolvimento infantil, violência na infância, higiene na infância, doenças na infância, primeiros socorros e ambiente seguro para crianças
Já a segunda etapa, que acontece entre 27 e 31 de janeiro, ocorre em parceria com o Instituto Singularidade. Os treinamentos terão os seguintes temas: “Criança, cultura e suas experiências: novas bases para um currículo de Educação Infantil”, “Primeiríssima infância: bases estruturais e instrumentais do desenvolvimento”, “O desenvolvimento integral e a especificidade da criança bem pequena”, “Brincadeiras para bebês: brincos e cantigas simples, pelas professoras Lucila Almeida e Fernanda Arantes” e “A importância do começo da vida”.
“Esses cursos são frutos da atuação da SPDM em prol da educação infantil, para que esses profissionais sejam capacitados em diversas áreas de conhecimento e aprimorem ainda mais seus trabalhos com as crianças estudantes desses CEIs”, explica Nacime Mansur, Superintendente da SPDM Educação.
Os treinamentos são ministrados por uma equipe multiprofissional de nutricionistas, engenheiros ambientais, enfermeiros, psicólogos e médicos. Ao final do processo, serão 150 diretores, coordenadores, auxiliares administrativos, de limpeza e de cozinha, e cozinheiros com capacitações específicas para atuarem no dia a dia.