O Complexo Hospitalar Irmã Dulce, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, recebeu nesta semana uma capacitação especial direcionada aos colaboradores de diversos setores, como: equipe médica, enfermagem, recepção e limpeza. O treinamento faz parte do projeto “Lean nas Emergências”, desenvolvido sob coordenação do Ministério da Saúde em hospitais de referência de todo o país. Em Praia Grande, os trabalhos estão sendo conduzidos por profissionais da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Iniciado no começo do mês no Hospital Irmã Dulce, o projeto tem duração de cerca de seis meses, podendo se prolongar por mais um ano de monitoria e assessoria. Ele contempla 10 visitas presenciais quinzenais pela equipe da Beneficência Portuguesa, com uma série de palestras e encontros nas dependências do Complexo Hospitalar, além de reuniões periódicas online. A iniciativa de aderir ao projeto partiu da direção técnica do Hospital Irmã Dulce.
O treinamento busca aplicar técnicas e ferramentas para aprimorar o funcionamento de unidades assistenciais do SUS e combater a superlotação hospitalar. Para o diretor técnico do Hospital Irmã Dulce, Dr. Amer Khatib, “o projeto significa uma melhora nos processos de atendimento, com diminuição no tempo de espera, otimização da assistência e melhoria do acolhimento, promovendo maior qualidade e eficiência no atendimento a esses pacientes”.
Novos encontros presenciais no Hospital Irmã Dulce estão previstos para as próximas semanas, bem como a ida a São Paulo de uma comissão formada por lideranças do Hospital para conhecer as dependências e os métodos de trabalho da Beneficência Portuguesa. Está previsto, ainda, um diagnóstico técnico do hospital, analisando processos, a fim de identificar oportunidades de melhoria, eliminando procedimentos que não agregam valor e preservando a qualidade da assistência aos munícipes.
“Iniciativas como essas são importantes e precisam ser constantes, já que temos que aprimorar cada vez mais o acolhimento dos pacientes. É uma meta de governo melhorar a humanização e atender com qualidade a população”, enfatizou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
O Hospital Municipal Irmã Dulce é o único hospital 100% SUS na Região, porta aberta (que atende demanda espontânea, sem a necessidade de que o paciente passe em outra unidade de saúde antes) e que conta com mais de 250 leitos em funcionamento. A unidade atende pacientes de toda a região e funciona como referência na Baixada Santista.