A Semana do Idoso reforça a importância da luta contra o etarismo na sociedade, caracterizado pela discriminação em razão da idade mais avançada. Entre os objetivos da data estão promover o envelhecimento saudável e incentivar o respeito e a cidadania, combatendo o preconceito e a violência contra pessoas de 60 anos ou mais.
O preconceito, geralmente advindo de estereótipos em relação à saúde, à capacidade, empenho, e fragilidade dos idosos, atribuem uma conotação negativa para as pessoas na terceira idade, o que acarreta em uma desvalorização desse grupo. A discriminação reflete, ainda, no aumento de diversos tipos de violência contra essa parcela da população.
O Ambulatório Médico Especializado (AME) Idoso Oeste, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, administrado em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), promoveu, do dia 2 a 6 de outubro, uma semana inteira de atividades especiais em comemoração à Semana Internacional das Pessoas Idosas.
A programação ofereceu aos pacientes da unidade cerca de 40 atividades, como auriculoterapia, oficina de tricô, crochê e bordado, dançaterapia, dicas sobre nutrição, rodas de conversa sobre envelhecimento saudável, hortoterapia, aromaterapia, bingo e palestras sobre segurança de dados na web. A unidade recebeu aproximadamente 100 idosos por dia nas atividades.
“As atividades da Semana do Idoso tiveram como objetivo promover os bons hábitos na terceira idade e incentivar a atividade física e o autocuidado. Essa foi uma forma que encontramos de celebrar os idosos, de valorizá-los, dizer que são importantes na sociedade. Precisamos mostrar a eles todo o potencial que possuem, e que a idade não é motivo para não socializar e viver”, afirma Adriana Bottoni, diretora da unidade.
Palestra no Hospital Municipal de Barueri
Na manhã desta quarta-feira (4), o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran promoveu, no Parque da Maturidade, a palestra “A Incrível Arte de Viver”, com a Dra. Vânia Zito, Diretora de Atenção ao Paciente da unidade, seguida de uma roda de conversa, como parte da programação em comemoração ao Dia do Idoso.
“A Organização Mundial de Saúde define Saúde como completo bem-estar físico, psíquico, social e espiritual. Esse foi o contexto da nossa roda de conversa. Abordamos a necessidade de acompanhar previamente a saúde e conversamos sobre a diferença entre envelhecer e ‘ficar velho’, sobre a responsabilidade de envelhecer de forma saudável, que significa ter um preparo para viver com maior dignidade possível”, disse a palestrante.
O evento ocorreu no auditório do Parque e contou com cerca de 150 pessoas. Durante a palestra Vânia Zito também comentou sobre expectativas, desafios e oportunidades dessa fase da vida. Diversos contextos que envolvem o envelhecimento foram abordados na palestra, tais como acessibilidade, afetividade, sociabilidade, produtividade, e interesse por aprender coisas novas.