Na última sexta-feira (17), entre 13h30 e 16h00, o Hospital Municipal de Barueri (HMB), unidade da Prefeitura de Barueri gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, promoveu um encontro sobre amamentação para doadoras, receptoras e gestantes do hospital, com intuito de celebrar o Agosto Dourado – mês do aleitamento. O evento teve a participação de aproximadamente 40 mães.
O primeiro tema abordado foi a importância do aleitamento materno, apresentado por Natália Cavalcante, enfermeira responsável pelo Banco de Leite do HMB, com tópicos como o contato desenvolvido entre a mãe e o bebê durante a amamentação, a função do leite materno, o leite como forma de prevenção de doenças, dicas para amamentar, cuidados com as mamas e verdades ou mitos sobre o leite.
Na sequência, a pasteurização do leite foi explorada pela nutricionista Priscila Zanotte, com objetivo de explicar todo o processo necessário até que o leite chegue aos bebês, passando pelo descongelamento, testes de acidez e calorias, esterilização dos vidros, análise laboratorial, separação e identificação em seringas com a prescrição indicada pelo pediatra até a ministração para cada recém-nascido.
Após as palestras, houve um momento para troca de experiências entre as mães e as profissionais sobre como o leite auxilia no desenvolvimento dos bebês internados, para enfatizar a importância da doação. “Eu tive muita dificuldade para amamentar meu primeiro filho e nem acreditei quando encontrei este banco de leite ao lado da minha casa. O trabalho desenvolvido foi tão bom que agora com o meu segundo filho, eu consigo amamentar e tenho leite até para doar”, comenta emocionada a doadora Carla Bortolo e agradece toda ajuda que tem recebido dos profissionais da unidade.
O evento também contou com os agradecimentos de toda a equipe do HMB que participa e apoia o serviço prestado pelo banco de leite, além da participação especial do violonista voluntário Daniel Zanotte, que homenageou as mães com músicas como “Trem bala”, de Ana Vilela, e “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos.
Banco de leite do HMB
O banco de leite do HMB tem capacidade para armazenar cerca de 200 litros de leite, conseguindo receber até seis doadoras ao mesmo tempo em suas dependências. Além de dar a oportunidade para retirar o leite no próprio banco, o hospital também disponibiliza um veículo para buscar o leite na casa da doadora. Vale destacar que diante de qualquer dificuldade ou dúvida, o serviço possui uma equipe disposta a ajudar e orientar em todas as etapas da doação, desde a retirada do leite até o armazenamento adequado. As interessadas podem comparecer ao banco de leite do hospital, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, no 6º andar do HMB, que fica na Rua Ângela Mirela, 354. Outra possibilidade é entrar em contato pelo telefone (11) 2575-3269.
Saiba mais sobre o Agosto Dourado
Em abril de 2017, foi sancionada a Lei Nº 13.435, que elegeu o mês de agosto como o mês dourado ou mês do aleitamento, para conscientizar a população sobre a importância deste ato. A cor dourada foi escolhida, pois o aleitamento é considerado padrão ouro de alimentação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema deste ano é “Aleitamento materno: a base da vida” e tem como finalidade incentivar o aleitamento exclusivo até os seis meses e complementar até dois anos, a fim de contribuir para o desenvolvimento e proteção da criança.