No último dia 25 de setembro, Dia Internacional do Farmacêutico, a Superintendência de Instituições Afiliadas da SPDM comemorou a data com um evento que reuniu os profissionais de farmácia que atuam nas unidades de saúde sob sua administração. O objetivo do encontro foi promover o aprimoramento dos conhecimentos técnicos e propiciar a devida troca de experiências entre os participantes. Na mesma data, aconteceu o I Encontro de Gestão de Estoques, que reuniu profissionais de almoxarifado e farmacêuticos para aprimorar a parceria.
O farmacêutico é um profissional de grande importância na área da saúde pelas diversas atividades que pode praticar, como atuação em áreas hospitalares, farmácias e drogarias, em saúde pública, na indústria farmacêutica e até no ramo alimentício. Além desse profissional possuir conhecimento técnico relacionado a medicamentos, ele é fundamental na promoção do uso seguro e correto dos fármacos em conjunto com os profissionais da saúde e na atuação direta com o paciente. Na saúde pública, sua participação é essencial devido à gestão eficiente de medicamentos, com economia de recursos.
Gestora de 16 hospitais e de diversos outros equipamentos de saúde, atualmente a Superintendência de Instituições Afiliadas da SPDM conta com cerca de 440 farmacêuticos em seu quadro funcional. Uma das exigências da legislação é que toda unidade de saúde, seja um hospital ou uma UBS, tenha um farmacêutico durante todo o seu período de funcionamento, inclusive nos finais de semana. Segundo o superintendente Nacime Mansur, a SPDM foi a primeira Organização Social de Saúde (OSS) a incluir um farmacêutico em cada unidade de atenção básica, quando assumiu o território Vila Maria/Vila Guilherme, no ano de 2008. “No início, as UBS’s contavam com um farmacêutico a cada duas ou três unidades básicas. Com a gestão da SPDM, cada UBS conta com seu farmacêutico responsável, além de dois profissionais de farmácia que, além de realizar sua gestão, também atuam diretamente com os pacientes”, conta.