Uma auditoria de manutenção da Organização Nacional de Acreditação (ONA) realizada no HCLPM em maio de 2021 constatou o seu elevado nível de gestão. O nível 3 (conquistado inicialmente em 2010) representa a excelência em gestão e mostra que a instituição atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais, de apoio e assistenciais.
O Dr. João Luiz de Miranda Rocha, diretor do HCLPM, conta que a busca pela excelência e a melhoria contínua sempre foram objetivos da Instituição, fato esse que vem se fortalecendo cada vez mais através das certificações conquistadas. “Além da acreditação internacional QMentum conquistada em abril de 2021, o hospital recebeu a visita de manutenção da certificação nacional ONA em maio do mesmo ano, confirmando a excelência”.
Segundo o gestor, pontos fortes foram evidenciados durante a avaliação, como engajamento da liderança no cenário de mudanças, envolvimento da governança nos processos de qualidade e segurança e ensino e pesquisa. Desafios sistêmicos envolvendo maior integração entre os profissionais, além de consolidação do sistema informatizado também foram pontuados e estão sendo trabalhados pela instituição.
Gerenciado pela SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, o HCLPM destaca-se pelo atendimento de média e alta complexidade, sendo referência em neurocirurgia, cirurgia vascular, ortopedia e oncologia, realizando atendimento 100% SUS.