O Hospital Estadual de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini, unidade estadual localizada na capital paulista e gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, realizou de 24 a 28 de junho um curso gratuito intensivo para neurocirurgiões que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o neurocirurgião Sérgio Tadeu Fernandes, diretor científico da iniciativa, este tipo de evento favorece a disseminação do conhecimento, possibilitando que outros profissionais possam oferecer os mesmos tratamentos nos mais diversos serviços públicos de saúde do país. “Os pacientes foram operados por neurocirurgiões convidados, que são referências na doença em questão. Muitos destes, inclusive, não estão acessíveis aos pacientes do SUS”, explica Fernandes.
O curso apresentou uma série de diferenciais, como o modelo de demonstração e discussão das diferentes abordagens e técnicas cirúrgicas para o tratamento multidisciplinar de patologias cérebro-vasculares. “Tivemos a realização de procedimentos cirúrgicos ao vivo, os quais os participantes puderam discutir a condução do caso e a melhor técnica a ser empregada, bem como a execução dela. Tudo em tempo real. As intercorrências, que acontecem naturalmente durante o ato cirúrgico, foram prontamente tratadas ilustrando o dia a dia da profissão para os 30 participantes do curso”, completa o diretor científico.
O alto número de casos analisados no período, 13 no total, todos pacientes do hospital, também representou um diferencial aos participantes.
O serviço de Neurologia do Hospital Estadual de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini realizou cerca de 62.500 consultas e 4.891 cirurgias entre 2009 e junho de 2019. A unidade fica no Jardim Paulista, zona sul da capital, e atende de forma referenciada pacientes encaminhados por municípios, via central de vagas estadual.