O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, Euryclides de Jesus Zerbini, unidade gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), realizou no último dia 03 de maio um Workshop de radiologia intervencionista, voltado ao tratamento do câncer no fígado. O evento beneficiou pacientes da unidade com a técnica de última geração chamada Quimioembolização Hepática.
Este procedimento é mais eficaz pois o quimioterápico usado é levado diretamente ao tumor e evita os temidos efeitos colaterais como enjoos, vômitos e a queda dos cabelos, causados pela quimioterapia convencional.
O Hospital de Transplantes faz o tratamento de 44 pacientes com este tipo de câncer e de acordo com o Prof. Dr. Osvaldo Ignácio, chefe do serviço de hemodinâmica, a técnica avançada traz a estes doentes melhor qualidade de vida no pós-operatório. “A quimioembolização, dependendo de cada caso, consegue diminuir e controlar o câncer podendo, assim, levar a remoção completa de todo o tumor, ao transplante, aumentar a sobrevida em anos e até, mais raramente, a cura”, explica.
Com aulas teóricas e práticas, o workshop contou com a equipe do hospital e outros quatro médicos participantes das cidades de Jaú, Uberlândia, São José do Rio Preto e São Paulo, que vieram aprender a técnica.
Para Daniel Colares Vasconcelos, Radiologista Intervencionista e Cirurgião Endovascular do Hospital do Câncer de Jaú, os pacientes são beneficiados por receberem este tratamento de ponta no SUS. “Principalmente pensando em doentes portadores de cirrose hepática que conseguem tratamento digno e adequado nos centros de referência como o do Hospital de Transplantes, o que seria difícil de encontrar em outros lugares”, conta.
O workshop contou com parceria da empresa Boston Scientific, fornecedora de materiais médicos.