O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), vai promover o 2º Simpósio de Doação de Órgãos. O evento acontece no dia 21 de setembro, das 8h30 às 16h, no auditório do próprio hospital.
O simpósio é voltado para profissionais de saúde e vai contar com palestras de especialistas de diversas áreas, como enfermagem, psicologia, fisioterapia e pneumologia, tratando de temas como identificação do potencial doador, diagnóstico de morte encefálica, comunicação de más notícias, entre outros.
O evento faz parte da campanha “Sim Para Doação” da SPDM, que celebra o Setembro Verde, mês de conscientização da doação de órgãos. O objetivo é a conscientização não apenas da população em geral, mas também dos profissionais de saúde, sobre a importância de ser um doador, com dados relacionados inclusive aos procedimentos necessários para viabilizar uma doação.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil teve um aumento de 3,5% na doação de órgãos em 2016, atingindo uma taxa de 14,6 doadores por milhão de população. Entretanto, 43% das famílias brasileiras entrevistadas ainda não autorizam a doação de órgãos.
Confira a programação:
08h30 – Abertura do evento
08h40 – Indicadores da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes do HMJCF
09h10 – Processo de doação de órgãos, atualidades e perspectivas
10h – A doação de órgãos em favor da vida
10h30 – Coffee break
10h50 – Identificação do potencial doador e entraves para a realização do diagnóstico de morte encefálica
11h30 – Comunicação de más notícias
12h – Almoço
13h30 – Práticas para melhores resultados no processo de doação
14h – Manutenção hemodinâmica do PD – ênfase em órgãos torácicos
14h40 – Boas práticas da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes
15h10 – A importância do serviço pré-hospitalar no contexto da doação de órgãos
15h40 – Minha escolha faz a diferença – palestra em comemoração a Semana Nacional do Trânsito
16h – Projeto P.A.R.T.Y.