Durante todo o mês de outubro, o Hospital São Paulo está promovendo atividades para conscientizar pacientes e profissionais de saúde sobre o câncer de mama e a importância de exames preventivos.
O Projeto Outubro Rosa Hospital São Paulo – Todos Juntos em Defesa da Vida Contra o Câncer de Mama, desenvolvido em parceria pelo Departamento de Ginecologia, o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), a Equipe de Educação Continuada em Enfermagem e a Direção do hospital, traz ao longo do mês palestras e oficinas para todos os colaboradores do complexo hospitalar.
Em pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo em 2016, na cidade de São Paulo, foi constatado que o intervalo entre a paciente ter o primeiro sintoma e chegar ao Ambulatório de Mastologia foi, em média, de 7,5 meses.
O câncer de mama é o segundo mais comum em mulheres, fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em 2016 foram estimados 57.960 novos casos de câncer de mama, o que corresponde a 30% de todos os cânceres na mulher.
A melhor forma de diagnosticar o câncer de mama precocemente é através da mamografia, que deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos. A mamografia consegue detectar a doença em sua fase inicial, quando o tratamento é pouco agressivo e a possibilidade de cura pode chegar a 95%.
Os eventos acontecem no Anfiteatro do 15º andar. Confira a agenda das próximas palestras:
24/10
10h30 – Palestra com Profª. Simone Elias
14h – Oficina cuidando de quem cuida – Técnica Jin Shin Juytsu – Simone Brasil
31/10
10h30 – Palestra com Profº. Joaquim Teodoro de Araújo Neto
14h – Oficina de atenção à saúde da mulher na prevenção do câncer de mama – Profª. Anelise Abrahão e enfermeira Cleonice Bento Perazolo
Durante todas as atividades serão realizados sorteios surpresas.