A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e a Faculdade Paulista de Ciências da Saúde promovem nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), o Programa Encontro Jovem Aprendiz Indígena 2021. A ação tem como objetivo debater a diversidade cultural e a inserção indígena no mercado de trabalho.
O evento conta com relatos profissionais e vivência cultural de jovens aprendizes de diversas etnias indígenas do país, formados ou ainda cursando áreas como enfermagem, direito, entre outras. Além disso, palestras interativas com atuantes dos ramos de diversidade, direitos humanos, educação e saúde completam a programação.
O Programa Jovem Aprendiz Indígena (PJAI), da SPDM, visa orientar o jovem indígena sobre como conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho, que, muitas vezes, se encontra fechado para este público. “É dar oportunidade de inclusão, principalmente, no mercado preconceituoso para o indígena. Então, a partir do momento que ele atua como jovem aprendiz, ele consegue ganhar um espaço de visibilidade e de conhecimento”, afirma Yakuma Txicão, que atua no setor administrativo do PJAI. “Esse é o foco, a inclusão, que faz com que o jovem alcance novos territórios”.
Entre os participantes do evento estão indígenas funcionários da Associação, como o Cacique Samuel Yriwana Karajá, supervisor administrativo do setor de saúde indígena há 9 anos, Kuanadiki Karajá, analista administrativa da saúde indígena, graduanda em pedagogia e mulher do povo Karajá, entre outros das mais variadas tribos e etnias.
Abaixo, os links para acompanhar o evento online e a programação:
Ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=_KxSuNlvjlM;
Programação: https://fpcs.edu.br/wp-content/uploads/2021/10/PROGRAMAC%CC%A7A%CC%83O-1.pdf