Novas unidades gerenciadas pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) conquistaram o selo de validação Green Kitchen, através do serviço realizado pelas suas respectivas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). Além do Hospital de Clínicas Luzia de Pinho Melo (que ganhou recentemente a certificação), receberam o selo os hospitais Geral de Pirajussara, Estadual de Diadema, Geral de Guarulhos, Geral de Pedreira e Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran.
A avaliação criteriosa, feita por meio de um questionário com mais de 40 perguntas e entrega de documentos comprobatórios, tem três critérios principais: ambientação natural (que consiste em valorizar a iluminação natural e a ventilação renovada), alimentação saudável (que busca o equilíbrio da refeição na origem, no preparo e no consumo da refeição mais natural) e sustentabilidade (que busca boas práticas ambientais para evitar os desperdícios de matérias primas e processos).
“A conquista do selo Green Kitchen é importante para demonstrar o compromisso da UAN com o uso consciente dos recursos naturais e de meios de trabalho mais sustentáveis, do combate ao desperdício e ao incentivo à alimentação natural, sem o uso de temperos industrializados”, diz Vanessa Barbosa, gerente de nutrição do Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB).
No HMB, o destaque também ficou por conta da parceria com uma ONG que, além de recolher o óleo resultante dos processos de fritura da UAN, recebe o óleo trazido pelos colaboradores e pela população local. Essa cooperação facilita o descarte e ainda gera economia, pois a doação de dois litros é revertida em duas barras de sabão para o doador.
O Hospital Estadual de Diadema, por sua vez, atingiu a maior pontuação dentre todos os hospitais aprovados das Instituições Afiliadas da SPDM e, também, possui uma pontuação melhor do que os hospitais privados do Estado de São Paulo que estão aprovados no Programa.
Já o Hospital de Clínicas Luzia de Pinho Melo foi o primeiro hospital público do Estado de São Paulo a obter o selo Green Kitchen.
Conheça mais sobre o programa
O Programa Green Kitchen, indicado para locais que querem aprimorar o padrão de qualidade levando em consideração aspectos sociais e ambientais, é baseado em critérios internacionais de eficiência e é conduzido por uma comissão de profissionais do setor de food service como nutricionistas, arquitetos e jornalistas. O programa ajuda a reduzir o consumo de produtos industrializados e estimula as pessoas para uma alimentação saudável. Tudo isso mediante boas práticas ambientais, que reduzem o desperdício alimentar e devolvem ao ambiente o mínimo de resíduos sólidos.