Nesta terça-feira (1), começa a Semana Mundial da Amamentação e também a campanha Agosto Dourado. Ambas buscam fortalecer o incentivo à amamentação e conscientizar não só as mães, mas toda a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. A cor escolhida simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano, que é o alimento mais completo para o bebê.
O recomendado pelos especialistas é que o aleitamento materno vá até os dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, pois além de alimentar, ele possui anticorpos que protegem os bebês contra diversas doenças.
O Banco de Leite do Hospital Municipal Dr. José Florence de Carvalho não atende apenas bebês internados na unidade. Ele também abastece outras UTIs neonatais da região do Vale do Paraíba. No momento, cerca de 150 bebês são atendidos pela unidade que tem capacidade para armazenar 200 litros de leite.
O Banco de Leite da unidade recebe doações de toda a região do Vale e conta com 114 mulheres cadastradas no momento. Caso observe que tem uma boa produção de leite, a mãe pode ligar para o número 3901-3507 e realizar um cadastro por telefone. A equipe vai até a casa da lactante, fornece todo o material necessário para coleta do leite e colhe exames de sangue para validar a saúde da mãe. Depois, a própria equipe retira o leite na casa da doadora.
“Não importa a quantidade do leite, essa doação proporcionará uma saúde melhor para os nossos bebês prematuros. Doar leite é salvar vidas e fazer a diferença na vida dos pequenos guerreiros”, destaca Helen Amanda Silva Faria, enfermeira responsável pelo banco de leite humano do Hospital Municipal de São José dos Campos.
O Hospital Municipal Dr. José Florence de Carvalho é uma unidade da Prefeitura de São José dos Campos, administrada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.