Recentemente, a Rede Assistencial da Supervisão Técnica da Vila Maria / Vila Guilherme, gerenciada pela SPDM, participou da 4ª Edição do Laboratório de Inovação Conselho de Saúde e Participação Social na Resposta à Covid 19 com o projeto intitulado “Plano de Trabalho para Ampliação das Ferramentas de Acesso aos Serviços do SUS em São Paulo”, que descreve a montagem de um Call Center para agendamento de consultas e exames nos serviços de saúde da região.
A SPDM gerencia diversas unidades de saúde nessa microrregião, que ocupa uma área de 26,4 quilômetros quadrados na Zona Norte de São Paulo, com uma população de cerca de 300 mil habitantes.
Criado em 2017, para funcionar em dias e horários específicos, o serviço não obteve os resultados esperados. Com o advento da pandemia de Covid-19, o serviço foi restruturado e teve o período de atendimento ampliado, passando a funcionar de 2ª. a 6ª. feira, das 7h às 19h, para absorver todo o fluxo de agendamento, evitando deslocamento dos usuários, bem como formação de filas e possível aglomeração nas unidades. Além do agendamento e cancelamento de consultas e de exames, passou a fornecer orientações sobre vacinação e sobre sintomas gripais.
Segundo o Dr. Nacime Mansur, superintendente da Rede de Unidades Afiliadas SPDM, a iniciativa obteve excelentes resultados porque, além de otimizar o atendimento dos usuários, diminuiu a aglomeração nas unidades de saúde e o absenteísmo, abrindo espaço na agenda para outros pacientes. “Desde o início da pandemia de Covid-19, essa iniciativa tem contribuído para preservar a integridade e a saúde dos usuários e dos colaboradores”, conclui.
“Devido ao sucesso do programa, novas etapas estão previstas com a ampliação do serviço para um modelo de Call Center ativo, com serviços automáticos, como a possibilidade de aviso aos pacientes, sem a participação de um colaborador, sobre consultas agendadas, mutirões de consultas e exames, vacinas e ações de saúde na região, entre outros”, informa o Dr. João Ladislau Rosa, responsável pela região.