Em mais uma ação do Outubro Rosa – mês dedicado à conscientização sobre o Câncer de Mama –, o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) recebeu, nesta sexta-feira (27) a nutricionista clínica Silvania Gomes de Carvalho para uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama.
Sendo o tipo de câncer mais frequente do Brasil – e do mundo – entre as mulheres, com mais de 60 mil casos novos por ano, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama está ligado a hábitos como tabagismo, má alimentação e sedentarismo, entre outros. Por isso, a profissional abordou o assunto de maneira integrativa, demonstrando a importância de cultivar hábitos saudáveis.
“Devemos pensar no que fazemos por nós logo quando acordamos. O autocuidado está relacionado a atitudes simples, que tornam a pessoa ativa dentro das especificidades de cada um. Realizar o autoexame é imprescindível, mas cultiva hábitos saudáveis é essencial. Má alimentação e sedentarismo terão em breve mais incidência sobre o câncer de mama do que o tabagismo e muitas pessoas não se importam por desconhecer essa relação causal”, explicou Silvania Gomes de Carvalho.
A própria profissional foi diagnosticada com a doença anos atrás e utiliza sua trajetória para auxiliar as mulheres que passam pelo tratamento. “O diagnóstico não significa necessariamente uma sentença. Não se trata de romantizar o tratamento, pois não é fácil mesmo, mas a atitude positiva ajuda e muito durante o processo. Às vezes, o paciente chega prostrado para iniciar o tratamento e só o fato de eu contar minha história e mostrar que existe chance de cura, demonstrar apoio, já faz com que ele tenha outra postura e aumente suas chances de recuperação”, completou.
O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), que realizou em 2023 mais de 1,2 mil consultas oncológicas ambulatoriais até setembro, é uma unidade da Prefeitura de Barueri gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.