Os colaboradores da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) que atuam no Programa Acompanhante de Idoso (PAI) da Unidade Básica de Saúde Vila Ema prepararam ações de orientação sobre cuidados com os pés para pacientes idosos que tem diabetes.
“Fizemos um levantamento de pacientes idosos que fazem uso de insulina e percebemos dificuldades para manter os cuidados com os pés, seja por causa da falta de cognição ou por limitações físicas. Então, criamos um grupo com os idosos e familiares, para compartilhar informações importantes e conscientizá-los sobre os riscos que a doenças causa”, explica Graziela Gardini, enfermeira do programa.
A diabetes pode causar diversas complicações na saúde do paciente, pois os níveis elevados de açúcar no sangue podem prejudicar os vasos sanguíneos. Além disso, os pés perdem a sensibilidade e a circulação sanguínea também é prejudicada, o que dificulta que o corpo combata infecções de forma mais eficaz.
Os membros inferiores do corpo passam a perder a proteção natural e podem sofrer algumas alterações, como fraturas espontâneas, feridas e deformidades. E, especificamente no caso dos diabéticos, as feridas são de difícil cicatrização e as fraturas dificultam o caminhar do paciente.
Algumas das orientações transmitidas pelos profissionais do programa são: examinar os pés todos os dias para encontrar possíveis lesões mais rapidamente, manter os pés hidratados para evitar rachaduras e tomar cuidado com a umidade entre os dedos para evitar infecções.
A UBS Vila Ema é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.