A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina completa 89 anos no próximo domingo (26/06). Fundada em 1933 por um grupo de médicos para criar uma escola de Medicina e, assim, suprir a falta de vagas em São Paulo, nesse período a SPDM se tornou a maior organização social de saúde do Brasil.
Hoje, a SPDM segue crescendo e se reinventando. Além do Hospital São Paulo, criado em 1940 para proporcionar ensino à beira do leito para os alunos da Escola Paulista de Medicina, a SPDM gerencia uma Rede Acadêmico Assistencial de excelência que reúne vários equipamentos de saúde de todos os níveis – da assistência básica aos hospitais de alta complexidade, que se complementam, oferecendo assistência à população e campo para formação e aperfeiçoamento para profissionais de saúde. Presente em sete estados e diversos municípios brasileiros, atualmente é responsável pela gestão de 24 hospitais e de uma rede de mais de 400 outros equipamentos, divididos entre suas superintendências.
Compliance
Como empresa socialmente responsável, a SPDM pratica uma gestão baseada no sistema de governança corporativa, que tem na transparência um dos seus pilares. Para tanto, adota ferramentas como o Manual de Conformidade Administrativa, Políticas e Princípios de Integridade, ferramenta de combate à corrupção, que leva ao conhecimento dos seus 62 mil funcionários e prestadores de serviços a política e os princípios de integridade adotados pela Instituição, fornecendo as informações necessárias e imprescindíveis à identificação das situações de risco, possibilitando assim a adoção de medidas cabíveis no exercício das respectivas atividades. Além de disponibilizar o manual a todos os colaboradores, prestadores de serviços e fornecedores, a instituição promove treinamentos e reciclagens sobre o tema.
Educação
A educação é um dos pilares da SPDM. A Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (FPCS), completa 4 anos com cursos de graduação, especialização, MBA e extensão para qualificação e aprimoramento dos profissionais de saúde.
Outra conquista importante para a sociedade é a gestão de diversos Centros de Educação Infantil (CEI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo. As unidades têm capacidade para atender mais de 3 mil alunos, com idades que variam de seis meses a três anos e 11 meses, em período integral (das 7h às 17h), com atividades pedagógicas, de acordo com diretrizes de Educação Infantil da SME.
Meio Ambiente
Ao mesmo tempo em que cuida da saúde da população, a SPDM também colabora para a saúde do meio ambiente, promovendo ações em prol da sustentabilidade e da conscientização sobre o tema.
Apenas para citar um exemplo, em 2021, as Instituições Afiliadas SPDM deram mais um importante passo em seu compromisso com um Setor Saúde de baixa emissão de carbono ao participar da campanha Mundial “Race to Zero” que significa “corrida para o zero” fazendo menção a uma redução gradual e significativa de emissões, com metas ambiciosas de emissões líquidas iguais a zero, até o ano de 2050.
Recentemente, criou a série de vídeos “Saúde e meio ambiente”, com informações sobre os principais problemas ambientais que a humanidade enfrenta, através de uma abordagem de simples compreensão para o público leigo. Seu objetivo é promover a visão crítica da população sobre o tema, bem como estimular a mudança de hábitos de consumo, adotando uma relação de amor e respeito com a Mãe Natureza.
Saiba mais em https://www.spdm.org.br/saude/galeria-de-videos/saude-e-meio-ambiente
Comunicação com o público leigo
Para o público leigo oferece um site moderno e dinâmico, além de Facebook e Instagram, com informações confiáveis sobre saúde e bem-estar em linguagem fácil e acessível. O “Sua saúde na rede” disponibiliza vídeos informativos, entrevistas, reportagens e informações sobre os mais diversos temas de saúde, enquanto o “Memória SPDM” traz depoimentos de profissionais que ajudaram a escrever a história da Instituição.
Parabéns a todos que fazem parte dessa história de sucesso!