A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina assumiu, no último 27 de janeiro, a contratação e administração de 150 profissionais da saúde que irão integrar o programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. São 16 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs) e oito Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAPs) atuando na iniciativa.
O Melhor em Casa atende, a domicílio, pessoas com dificuldades de locomoção temporárias ou definitivas, que impedem a ida a um serviço de saúde. A atenção domiciliar proporciona ao paciente o cuidado no conforto de seu lar, próximo de seus familiares, e evita hospitalizações desnecessárias.
Os 150 profissionais contratados atuam nas mais diversas especialidades da área da saúde. As EMADs possuem médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta. Já as EMAPs contam com assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e farmacêutico, tendo o subsídio de dentista e fonoaudiólogo se necessário.
A SPDM irá gerenciar a rotina das equipes, que abrange atividades como o acompanhamento e a avaliação domiciliar do paciente submetido à ventilação mecânica não invasiva, instalação e manutenção de ventilação domiciliar não invasiva, oxigenoterapia, assistência domiciliar terapêutica multiprofissional em casos de HIV/AIDS, realização de curativos em casos necessários, acompanhamento de paciente submetido à diálise peritoneal, sondagem gástrica, passagem de sonda nasoentérica, nutrição enteral em adulto e pediatria, entre outras.