Nessa sexta-feira (06), a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) assinou um acordo de cooperação inédito com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e com Ministério da Saúde para receber e servir alimentos orgânicos em suas unidades hospitalares.
“Esse acordo que assinamos hoje devolve o Hospital São Paulo para uma rota que é dele: a da promoção da saúde pública de qualidade e da defesa do meio ambiente. Nosso foco era criar um acordo permanente, que pudesse ser replicado e ser exemplo para outras instituições”, afirmou o Prof. Dr. Nacime Mansur, superintendente das Instituições Afiliadas da SPDM e do Hospital São Paulo.
Com apoio da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o convênio tem como objetivo fornecer aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) uma alimentação segura por meio do consumo de alimentos sem agrotóxicos.
A iniciativa também visa fortalecer a produção de alimentos orgânicos por meio das cooperativas, pequenos produtores e da agricultura familiar, permitindo que eles possam programar as colheitas ao longo do ano.
Nesse primeiro momento, além do Hospital São Paulo mais três hospitais da Grande São Paulo irão participar do projeto. O objetivo é expandir essa parceria para todas as unidades afiliadas da SPDM.
A assinatura ocorreu na mesa de abertura do Workshop: Agrotóxicos e a saúde da população brasileira que contou com diversas palestras incluindo a colaboração de pesquisadores internacionais.
Estiveram presentes na mesa de abertura: Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Ethel Leonor Maciel, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde; Dr. Jean Gorinchteyn, ex-secretário estadual de saúde de São Paulo; Dr, Nacime Mansur, superintendente das Instituições Afiliadas da SPDM e do Hospital São Paulo; Prof. Dr. Fulvio Alexandre Scorza do Ministério do Ministério Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Magnus Dias, diretor da Escola Paulista de Medicina; Raiane Patrícia Severino Assumpção, reitora da Escola Paulista de Medicina, entre outros.