Nesta semana (28 e 29), a SPDM/PAIS inaugurou duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em São Paulo, uma na região do Jaraguá, zona norte da capital, e outra na Vila Ema, zona leste.
No dia 28, o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o Secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, e integrantes da diretoria da SPDM/PAIS participaram do evento oficial que deu início ao atendimento aos moradores da região da Vila Ema.
A população do entorno agora contará com a atuação de seis Equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal. Quanto aos serviços oferecidos, as cerca de 26 mil pessoas da área de abrangência do equipamento terão à sua disposição consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, além de visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde, dispensação de medicamentos e vacinação. Atividades com grupos específicos, como gestantes, hipertensos e diabéticos complementam o escopo dos serviços oferecidos.
Por ser uma região com um número considerável de idosos, a UBS dispõe ainda de uma equipe do Programa Acompanhante de Idosos (PAI), voltado para os que se encontram em situação de fragilidade clínica, isolamento e vulnerabilidade social. Vale destacar também a infraestrutura do equipamento, que tem a acessibilidade como um dos pontos fortes, com elevador a disposição dos usuários que necessitarem e banheiros adaptados.
A UBS Vila Ema está localizada na Rua Gustavo Stach, 140, e funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h.
Já no dia 29, foi inaugurada a UBS Parque Nações Unidas – Sem Terra, que será referência para cerca de 24 mil pessoas da região do Jaraguá. O evento contou com a presença do Prefeito, do Secretário Municipal de Saúde e do Superintendente da SPDM/PAIS, Mário Monteiro.
Com seis Equipes Saúde da Família e três de Saúde Bucal, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e administrativos, totalizando 83 profissionais, a estimativa mensal de atendimento é de 2.400 consultas médicas, 936 consultas de enfermagem e 648 consultas de dentista, além de seis mil visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde.
Quanto aos procedimentos oferecidos, além de consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, a população contará também com vacinação, teste do pezinho, inalação, medicação, curativo, coleta de papanicolau, glicemia capilar, aferição de pressão arterial, coleta de exames laboratoriais, teste de gravidez, tratamento de tuberculose e teste rápido de HIV, sífilis, hepatite e dengue.
Grupos de prevenção e controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, também serão ofertados pela UBS.
Assim como a UBS Vila Ema, a unidade da zona norte também tem dois andares e dispõe de acessibilidade para pessoas com deficiência.
A UBS Parque Nações Unidas – Sem Terra está localizada na Rua Aracy Rondon Amarante, 22, Jardim Lucrecia. O funcionamento será de segunda à sexta, das 7h às 19h.
Ambas as unidade são serviços da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciados em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.