A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina realizará a vacinação de aproximadamente 10.500 policiais militares em São Paulo. A medida acontece entre os dias 31/03 e 02/04 e é uma iniciativa da instituição, que firmou uma parceria com a Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que forneceu as doses para a vacinação.
Serão cinco postos de vacinação para imunização dos policiais militares na capital: Quartel do Comando Geral, Batalhão Tobias de Aguiar (ROTA), Escola de Educação Física da PM, Escola Superior de Soldados e o Presídio Romão Gomes.
“Entendendo os riscos de saúde aos quais essa parcela da população está exposta, a SPDM, de forma voluntária, destacou uma equipe assistencial de 25 pessoas para imunizar estes policiais”, afirma Nacime Salomão Mansur, Superintendente da SPDM.
No total, serão cinco equipes de vacinação, compostas por cinco vacinadores habilitados, como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da instituição. Estas equipes estarão nos locais de vacinação durante três dias, entre 07h e 17h.
SOBRE A VACINAÇÃO
Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, o Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que normalmente acontece no mês de abril, como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas com gripe.
A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses. Se vacinada, a pessoa, ao procurar uma unidade de saúde com esses tipos de sintomas, já tem o diagnóstico de influenza descartado na triagem por ter tomado a vacina e, dessa forma, o diagnóstico para coronavírus é acelerado.