A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e a Secretaria Municipal da Saúde de Diadema (SMS) promoveram, entre os dias 13 de julho e 5 de setembro, a oficina “O Papel da Recepção ao Usuário nas UBSs”. A proposta da oficina é capacitar estes profissionais para realizarem o melhor atendimento possível e minimizar possíveis obstáculos na recepção e na comunicação com o usuário.
O Sistema Único de Saúde (SUS) defende o atendimento humanizado com foco no paciente. Recepcionar de forma acolhedora envolve respeito e atenção, tendo como elemento chave no a capacidade de escuta e diálogo. No entanto, não são somente os funcionários de recepção os responsáveis pela qualidade no atendimento. O papel da equipe técnica e de gestores também é muito importante para que a procura por estes serviços seja bem sucedida.
Foram realizados três encontros por UBS, com duração de quatro horas por turno e, ao final da ação, foi proposta a elaboração e a execução de um projeto local. Nesta primeira etapa, participaram da atividade 359 profissionais de dez UBSs. São elas: Canhema, Casa Grande, Centro, Conceição, Eldorado, Nações, Parque Real, Piraporinha, Reid e Serraria.
“As oficinas são importantes para que os funcionários possam enxergar por outros ângulos as possibilidades de melhorias na organização dos processos e fluxos de trabalho, com o objetivo de melhor recepcionar os usuários e promover mudanças significativas no dia a dia das UBSs”, diz Rejane Tavares Ferreira, Especialista em Educação em Saúde da SPDM-PAIS.
A partir do mês de novembro, terá início a segunda etapa desta Oficina, onde mais dez UBSs serão contempladas com as Oficinas Locais: a UBS ABC, Inamar, Maria Tereza, Nogueira, Nova Conquista, Paineiras, Promissão, Ruyce, São José e Vila Paulina. Estas Oficinas fazem parte do Plano de Educação Permanente da SPDM no município de Diadema.