O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), unidade da Prefeitura de Barueri gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, atuou como centro participante de pesquisa de ensaios clínicos dos artigos científicos da European Respiratory Journal e da New England Journal of Medicine sobre a Covid-19.
De acordo com a evolução clínica, alguns casos são considerados elegíveis para participar dos estudos. Após consentimento, o paciente passa a receber o tratamento e é examinado diariamente pela equipe responsável. Na sequência, todos os dados são compilados e enviados a um banco de dados oficial do estudo para validar o êxito da medicação para o público. O artigo científico é elaborado a partir do agrupamento dessas informações.
No caso da publicação da European Respiratory Journal, a base do estudo, com 392 pessoas, foi a utilização do medicamento Nitazoxanida, que resultou na redução de 55% da carga viral. Já o artigo publicado da New England Journal of Medicine, com 389 pacientes, teve como objetivo avaliar o uso do remédio Tocilizumabe, que concluiu a redução da probabilidade de desfecho composto de progressão para ventilação mecânica ou para óbito.
Ambos estudos tiveram como finalidade a análise da eficácia e a segurança do tratamento no combate ao vírus Sars-Cov-2. “Com atuação constante e número elevado de participantes no desenvolvimento dos estudos, o HMB tem alcançado destaque entre os centros de pesquisa, o que além de ser muito importante para a unidade, também auxilia na aceleração dos resultados de modo geral”, explica Michelle Billet, enfermeira de pesquisa do hospital.
Mais sobre o setor
No cenário de pandemia, em maio de 2020, o hospital criou um setor de pesquisa especificamente para participar de estudos de combate à Covid-19. Entre maio de 2020 e janeiro de 2021, o setor já colaborou com sete estudos, alguns realizados na esfera nacional, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e outros no âmbito internacional.
Os estudos podem ser checados:
https://erj.ersjournals.com/content/early/2021/01/04/13993003.03725-2020