Se você conhece alguém que as vezes parece ter o cérebro do tamanho de uma noz, aqui vai uma dica: talvez seja justamente de nozes que ele esteja precisando.
Brincadeiras a parte, o alimento é rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento dos neurônios e também em gorduras monossaturadas, que são ótimas aliadas para nutrir o nosso órgão pensante.
Nozes e cérebros são diferentes em tamanhos, mas muito semelhantes no formato, e para a Medicina Tradicional Chinesa isso quer dizer muita coisa: a forma dos alimentos pode estar muito relacionada aos benefícios que eles oferecem para o nosso corpo.
Leia também:
Alimentação saudável para todos: siga os dez passos
O assunto é curioso e vem ganhando cada vez mais evidência. A internet está cheia de exemplos como o das nozes. Por isso, resolvemos fazer uma seleção de alguns alimentos parecidos com partes do nosso corpo, cuja a semelhança não deve ser mera coincidência.
Batata Doce e o Pâncreas
O Pâncreas é o órgão do nosso corpo responsável pela produção de insulina. E a batata doce ajuda a equilibrar o índice glicêmico dos diabéticos. Além disso, por conter carboidratos com baixo índice glicêmico e de lenta absorção, libera a glicose na corrente sanguínea aos poucos, mantendo os hormônios e o apetite mais calmos.
Feijões e os Rins
Indispensáveis nas refeições dos brasileiros, os feijões são excelentes para manter nossa função renal e também ajudam a regular a pressão arterial. Pensando bem, talvez seja por isso que nosso povo seja tão chegado numa cervejinha.
Abacate e Útero
Tudo bem, o abacate não é aquela coisa que você olha e no mesmo instante lembra de um útero. Mas é semelhante, e ainda tem uma série de coincidências: previne o câncer nos órgãos femininos, ajuda na gestação, faz bem para o colo do útero e é uma excelente fonte de gorduras saudáveis que ajudam a controlar os níveis de estrogênio e a perder peso após uma gestação. Quer mais? Ele leva os mesmos 9 meses de uma gestação humana para amadurecer!
Aipo e Ossos
O Aipo é parecido com os ossos do nosso corpo. Parece tanto, que ambos são compostos por 23% de sódio. Em relação aos benefícios, o aipo é rico em sílica, um mineral que fortalece e deixa os ossos mais resistentes.
Cenoura e os olhos
Você já viu um coelho de óculos? Nós também não. Mas uma cenoura fatiada, você já viu? Ela fica muito parecida com os nossos olhos, e toda mãe sabe como nossa visão é beneficiada por ela. A cenoura é rica em vitamina A, que auxilia na visão noturna, e em betacaroteno, que reduz o risco de desenvolver cataratas.
Uvas e o coração
Se você olhar para uma única uva, ou para várias, as semelhanças vão continuar existindo. As uvas lembram as células sanguíneas, enquanto o cacho se assemelha ao coração (o de verdade, não o S2). Seus benefícios são bem conhecidos: elas diminuem a coagulação do sangue e ajudam a reduzir o colesterol.
Nozes e cérebro
Concluindo o que falamos no início da matéria, as nozes são ricas em gorduras monossaturadas e em Ômega 3, o que ajuda a nutrir e apoiar o funcionamento do cérebro. Elas ainda oferecem uma contribuição para nossa memória, para a capacidade cognitiva e para o humor.
Existem ainda uma série de exemplos como os que citamos. Alguns em que a semelhança é evidente, e outros em que precisamos usar nossa imaginação. Mas se tem uma coisa que não podemos subestimar é a conexão que temos com os alimentos.
Fonte: Sou vegetariano