Já falamos aqui do brócolis, da couve-flor e do repolho. Todos esses alimentos pertencem à família dos crucíferos e hoje vamos falar de outra integrante desta família, mas que nem sempre é lembrada: a couve-de-bruxelas.
Para começar, a couve-de-bruxelas é uma boa fonte de fitonutrientes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Só este detalhe já ajuda a afastar várias doenças.
“Esse vegetal contém uma substância chamada sulforafano, que, de acordo com estudos, está relacionada com a redução de alguns tipos de câncer, como o de mama e o de fígado”, explica Vanessa Maniezo, Gerente de Nutrição das Instituições Afiliadas da SPDM.
Também é fonte de potássio, que traz muitos benefícios para a saúde. “O potássio estimula a função renal e aumenta a diurese, o que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e a desinchar o corpo, assim como a controlar a pressão arterial”, explica a nutricionista.
A couve-de-bruxelas também é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem as células. Entre eles estão as vitaminas A e E, além da vitamina C, que fortalece as defesas do organismo, .
Poder contra inflamações
Este vegetal possui ainda compostos químicos chamados glucosinatos, que previnem inflamações no corpo, evitando assim a ocorrência de diversas doenças. A couve-de-bruxelas é uma boa fonte de Ômega-3, um ácido graxo que ajuda a minimizar inflamações. Para completar, a vitamina K, presente no vegetal, além de fortalecer os ossos, também ajuda a combater inflamações.
As inflamações podem causar acúmulo de gordura no corpo, por isso a couve-de-bruxelas é uma aliada para quem quer emagrecer. Ela também ajuda no processo de digestão.
“A couve-de-bruxelas também é fonte de fibras alimentares, que são ótimas amigas da saúde porque ajudam no controle do colesterol”, lembra Vanessa. Ela é ainda rica em ácido fólico, um nutriente importante que pode prevenir a anemia e é essencial, principalmente, para mulheres grávidas.
Na hora de escolher, prefira aquelas que estão firmes, compactas e com as folhas bem verdinhas. A couve-de-bruxelas pode ser utilizada para complementar uma salada ou até como acompanhamento.