A doação sanguínea é um simples ato de solidariedade que salva vidas. O sangue é essencial para os pacientes com doenças graves que fazem tratamentos e intervenções médicas de grande porte como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. O processo é completamente seguro e sem riscos para o doador, pois todo o material usado na coleta é descartável, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
No Brasil, de acordo com os dados do Ministério Público, a cada mil habitantes, apenas 16 são doadores de sangue. Este é um número considerado baixo, pois não é o suficiente para abastecer os estoques dos hemocentros. Qualquer pessoa saudável, que tenha entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos pode doar sangue.
Para saber mais sobre esse assunto, conversamos com a Dra. Fabiana Sinnott Ghaname, médica Hematologista e Hemoterapeuta responsável pelo setor de triagem e coleta do Hemocentro Unifesp. Confira:
Quantas pessoas uma única doação pode ajudar?
Com uma única doação há possibilidade de ajudar até quatro pessoas. As doações são coletadas em bolsas plásticas que permitem que os componentes sanguíneos sejam destinados a diferentes necessidades. Dessa forma, esses fragmentos podem ser usados, de acordo com as suas indicações, em até quatro pacientes.
Quanto tempo o corpo demora para repor o sangue doado?
Em cerca de 24 horas, o organismo já começa a repor os fluidos. O plasma, nos homens, já começa a ser renovado em 24 horas, e as hemácias, em quatro semanas já estão totalmente repostas. O estoque de ferro, com oito semanas já são normalizados. Nas mulheres, o estoque de ferro leva cerca de 12 semanas para ser totalmente recuperado, por causa da perda menstrual.
O doador obtém alguma vantagem em concursos públicos?
Em alguns estados como, por exemplo, Distrito Federal, Paraná, São Paulo e Paraíba foi definido que o candidato consegue isenção de taxa de inscrição dos concursos públicos caso comprove três doações de sangue no período de até um ano antes da data da inscrição.
Quanto tempo pós Covid-19 posso doar sangue? E após as vacinas?
Ao ser infectado por Coronavírus, pode-se doar sangue após 10 dias da completa recuperação. No caso de ter sido vacinado contra Covid-19, a indicação é esperar sete dias. Se a vacina for da gripe, 48 horas após a aplicação, já pode ser feita a doação.
Pessoas com tatuagens podem doar sangue?
Pessoas com tatuagem podem doar sangue, porém, devem respeitar o período de 12 meses após terem feito a tatuagem. Passado esse tempo, pode-se fazer a doação normalmente.
Como funciona o teste que é feito no sangue no momento da doação? Quais doenças e problemas são detectados?
Na unidade de doação são realizados exames de tipagem sanguínea, pesquisas de anticorpos regulares, e doenças transmissíveis pelo sangue, buscando detectar o vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana), de hepatite A e hepatite C, doença de chagas, sífilis e HTLV (Vírus Linfotrópico de Células T Humanas, da mesma família do HIV).
A doação altera a densidade do sangue?
É um mito que doar sangue altere a densidade do sangue. Ele não fica mais fino, nem mais grosso. As hemácias duram cerca de 120 dias, e quando há doação, ocorre um estímulo para maior produção dessas células.
Mulheres podem doar sangue no período menstrual?
A menstruação não impede a doação de sangue, elas podem doar durante esse período sem problema algum.
Existe substituto para o sangue?
Até o momento, não há substitutos para o sangue. O sangue é um tecido complexo, composto por células, fluidos, fatores e fragmentos. Somente pode ser adquirido através da doação de pessoas que, através deste ato de solidariedade, se dispõem a salvar vidas e ajudar outras pessoas. Por isso, as doações são tão importantes.
O Hemocentro Unifesp abastece, além do Hospital São Paulo, mais seis hospitais: Hospital do Rim e Hipertensão, Hospital Geral de Guarulhos, Hospital Geral de Pirajussara , Hospital Estadual de Diadema, Hospital Vila Maria e Hospital Brigadeiro.
Endereço do hemocentro:
Rua Dr. Diogo de Faria, 824, 1º andar
Segundas às sextas-feiras das 8h às 17:30h
Sábados, das 8h às 12h.