Fruto da amoreira silvestre, uma planta medicinal com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a amora é cultivada principalmente em regiões quentes da Ásia, África e Américas. E há para todos os gostos, existem amoras vermelhas, pretas e azuis, todas deliciosas, docinhas e cheias de benefícios para a saúde.
“Como é rica em vitamina C e flavonoides, a amora é ótima para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes, tosses e resfriados. Ela também contém antocianina, uma substância que tem propriedades curativas e ainda é um corante alimentar natural”, explica Vanessa Maniezo, Gerente de Nutrição das Instituições Afiliadas da SPDM. Os compostos presentes nessa frutinha também ajudam a controlar os níveis de colesterol e o açúcar no sangue.
A amora faz bem para a nossa visão! É fonte de vitamina A, importante para a saúde dos olhos, e é rica em zeaxantina, uma substância que ajuda na prevenção de doenças como a catarata. Faz bem para os olhos e para a circulação! “É fonte de resveratrol, um fitonutriente que ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de cólon e próstata. O resveratrol também ajuda a melhorar a circulação sanguínea e, além disso, a amora também é fonte de potássio, magnésio e manganês, substâncias que atuam de maneira positiva na circulação”, diz a nutricionista. Ah, ela também é fonte de ferro, outra substância importante para o sangue, responsável por carregar o oxigênio no sangue, além de prevenir a anemia. Por causa de tudo isso, o consumo de amora pode reduzir o risco de coágulos, enfartes e derrames.
Na medicina chinesa, a amora já é usada há muito tempo como um remédio natural para limpar o sangue e também é conhecida como o elixir da juventude. E como se não bastasse todos esses benefícios para a saúde, a amora ainda é uma aliada da beleza! “A grande quantidade de antioxidantes combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Fora isso, as vitaminas A e E são ótimas para hidratar a pele”, lembra a especialista.
Essa frutinha também pode ajudar na perda de peso, pois possui poucas calorias e substâncias que aceleram o metabolismo, além de conter fibras, o que ajuda a dar aquela sensação de saciedade. O suco de amora também tem propriedades cicatrizantes e é bastante recomendado para pacientes no pós-operatório.
Como é extremamente versátil e pode ser usada em diferentes receitas, não bobeie e consuma essa fruta deliciosa sempre que puder, seja em geleias, bolos, sucos, cheesecakes ou tortas.