Homens em tratamento de câncer no Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), gravaram vídeos de homenagem e apoio a mulheres atendidas no hospital estadual Pérola Byington. A ação celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Os dois serviços ficam na mesma avenida, a Brigadeiro Luís Antonio, região central da capital paulista, separados por cerca de dois quilômetros. As gravações serão exibidas a partir de sexta-feira, 6 de março, até o próximo dia 13, em televisores instalados nas recepções e setor de quimioterapia do Pérola.
Com mensagens curtas, nove homens com idade média de 50 anos gravaram declarações de apoio às mulheres doentes que se tratam no hospital “vizinho”. Oito deles estão em tratamento contra o câncer de próstata e um, com câncer de bexiga.
Nos depoimentos, os pacientes reforçam que, assim como eles, as mulheres não devem ter medo de enfrentar o câncer.
“Câncer urológico e ginecológico causam impactos íntimos e sociais parecidos para homens e mulheres. Curiosamente, a maioria dos homens só vai ao médico porque a mulher insiste. Os vídeos são uma justa homenagem”, enfatiza o urologista Claudio Murta, coordenador do Centro de Referência em Saúde do Homem.
Nos casos de câncer de próstata, alguns homens podem sofrer com incontinência urinária e disfunção erétil. Já as mulheres podem ganhar peso, perder as mamas ou o cabelo – como consequências dos efeitos quimioterápicos.
Os Hospitais “vizinhos” são referência nacional em saúde masculina e feminina. Mensalmente, os dois serviços atendem juntos no ambulatório 3.500 pacientes com câncer. Somente no Hospital Pérola Byington, todos os meses são cerca de 150 casos novos de mulheres com câncer.
No Centro de Referência em Saúde do Homem os diagnósticos de câncer urológicos representam aproximadamente 20% do total de atendimentos.
“Nossas pacientes agradecem a demonstração de carinho e a iniciativa de compartilhar sentimentos com mensagens de força, fé e apoio desses homens”, finaliza o diretor do Pérola Byington, Luiz Henrique Gebrim.