Os equipamentos de robótica e a sala de realidade virtual foram inaugurados no dia 3 de maio, com a presença do governador Geraldo Alckmin e da Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.
Entre as novidades, está o InMotion, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.
Dotado de alta tecnologia, esse aparelho auxilia o paciente a realizar movimentos de membro superior, sendo indicado especialmente para aqueles com sequela de acidente vascular encefálico (AVE), esclerose múltipla, paralisia cerebral, entre outras. Ele permite realizar mais de 300 repetições do mesmo exercício, o que estimula a neuroplasticidade cerebral, otimizando o processo reabilitacional.
A unidade de São José dos Campos também contará com a Bicicleta Ergys, que através da estimulação elétrica funcional computadorizada em musculatura especifica de membros inferiores, permite que pacientes tetraplégicos ou paraplégicos se exercitem, condicionando fisicamente, com melhora do retorno venoso, da capacidade cardiorrespiratória, trofismo muscular e qualidade de vida dos pacientes.
Além dos equipamentos, outro recurso implantado será a realidade virtual. Por meio da tecnologia de viodecaptura, o paciente se vê dentro do jogo ao ter a sua imagem projetada em um monitor, o que o estimula a propriocepção e engrama cerebral. A escolha do jogo depende da incapacidade de cada paciente e dos objetivos funcionais desejados.
O governador inaugurou também um auditório em homenagem à mulher do deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB), sra. Juana Blanco Gomez. “Ela foi uma grande urbanista de São José dos Campos e muito nos ajudou na concepção da rede. Foi secretária de Educação e defendeu a inclusão e a valorização da criança e do seu protagonismo na escola” relata a Dra. Linamara.
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos (CRLM – SJC) é uma unidade de atendimento ambulatorial que oferece reabilitação às pessoas com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes através de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados em reabilitação.
Gerido pela SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, possui abrangência para os 39 municípios do Vale do Paraíba, com mais de 2 milhões de habitantes e 23% das pessoas com algum grau de deficiência, segundo IBGE 2010, realizou, nestes 2 anos e meio de funcionamento, mais de 123 mil atendimentos em reabilitação e entregou por volta de 4 mil equipamentos, entre órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como cadeira de rodas, bengalas, muletas e andadores.
Excelência em atendimento, ensino e pesquisa, a unidade busca acreditação internacional, ao mesmo tempo em que investe em formação de recursos humanos, com o inicio da Residência Médica em Fisiatria, com duas vagas anuais.