Nas festas de fim de ano ela está sempre por perto, seja enfeitando a mesa ou as sobremesas. Estamos falando da cereja! Mas saiba que esta frutinha não é boa apenas para decoração. Além de muito saborosa, ela ainda traz uma série de benefícios para a nossa saúde.
“A cereja possui antioxidantes como antocianina, cianidina, quercetina e melatonina, que ajudam a combater insônia e dor de cabeça”, explica Vanessa Maniezo, Gerente de Nutrição das Instituições Afiliadas da SPDM. Também estão presentes nessa frutinha as vitaminas A e C, que fortalecem o nosso sistema imunológico, e os betacarotenos, que ajudam a deixar nossa pele mais bonita.
“Os antioxidantes também atuam contra o envelhecimento precoce ao combaterem os radicais livres presentes em nosso organismo”, diz a nutricionista.
Com propriedades anti-inflamatórias, a cereja faz bem para pessoas com artrite, por exemplo.
Também é rica em potássio, que ajuda a regular o ritmo cardíaco e a reduzir a pressão arterial, diminuindo assim o risco de hipertensão.
A cereja possui um índice glicêmico baixo quando comparada com outras frutas, por isso é uma boa opção para pessoas que sofrem com diabetes.
“Ela também é fonte de fibras e ajuda a manter a saciedade por mais tempo, além de contribuir para uma boa digestão. Também possui poucas calorias, por isso é amiga de quem quer emagrecer”, destaca Vanessa.
Essa fruta também contém boas quantidades de água, o que ajuda na hidratação.
Mas atenção! Todos esses benefícios podem ser encontrados na fruta in natura e não naquela versão industrializada em calda. Você pode inserir a cereja na sua dieta como sobremesas, em lanches, sucos e vitaminas.