Mogi das Cruzes registrou aumentou no número de casos de câncer de mama neste ano com relação a 2012. No ano passado, houve 205 contra os 307 diagnosticados de janeiro a agosto de 2013. Os dados foram divulgados pelo Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, unidade credenciada para tratar da doença no Município. Entretanto, os trabalhos de prevenção são ampliados na rede pública de saúde, que conseguiu acabar com a fila após a instalação de quatro mamógrafos para realização de exames.
Os dados foram divulgados ontem (7) à tarde, na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), de Jundiapeba, durante o lançamento da Campanha Pense Rosa, pelo Fundo Municipal de Solidariedade, que neste mês vai desenvolver ações para intensificar os trabalhos de conscientização na Cidade. Durante o evento, que contou com participação de 100 pessoas, a presidente do órgão, Mara Bertaiolli, apresentou os folhetos, uma espécie de guia explicativo sobre a doença, que serão distribuídos em todas as unidades de saúde do Município, com esclarecimentos sobre a enfermidade.
A primeira dama disse que “toda a Cidade vai se vestir de rosa durante este mês”, já que a ideia é chamar atenção para o problema. A Prefeitura e os prédios públicos municipais estarão iluminados de rosa durante o mês da Campanha, que traz o slogan “Pense Rosa. Mogi das Cruzes consciente na luta contra o Câncer de Mama”.