Muito nutritiva e com poucas calorias, a vagem, parente do feijão, da lentilha e do grão de bico, combina com tudo. Fria e refrescante em saladinhas, quentinha e refogada só ou misturada a outros pratos, a vagem é um antioxidante natural. É ótima na dieta de portadores de diabetes e evita o envelhecimento.
O legume é rico em manganês e fitonutrientes – componentes retirados das plantas capazes de promover a saúde humana – como carotenoides e flavonóides. São poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres, substâncias tóxicas presentes no organismo, responsáveis pelo envelhecimento das células e aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e câncer, segundo Vanessa Marins Maniezo, gerente de Nutrição das Unidades Afiliadas da SPDM.
“Os antioxidantes presentes na vagem trazem benefícios cardiovasculares diretos, como a diminuição de gordura no sangue. Curiosamente, a ‘casquinha’ da vagem, que envolve os grãos, é a que mais beneficia o coração”, explica a nutricionista.
Pesquisas recentes sugerem que a concentração de ferro na vagem é uma aliada da fertilidade de mulheres e o ácido fólico é um bom protetor contra defeitos do tubo neural em mulheres grávidas, o que protege o bebê.
“O ácido fólico também tem uma importante ação contra depressão, protegendo o cérebro de substâncias nocivas à produção de hormônios do bem-estar, como serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis também pelo sono e pelo apetite”, explica Vanessa.
Uma porção de uma xícara de vagem fornece cerca de 10% das necessidades diárias de ácido fólico e 6% das de ferro. Esses feijões encasulados são ainda ricos em fibras, que ajudam na saúde do sistema digestivo e diminuem os níveis de colesterol no sangue.
No mundo existem cerca de 150 variações da vagem, com formas e cores diferentes, mas perfil nutricional semelhante. Crescem bem em climas variados, por isso é fácil encontrá-la em quase todo o mundo.