A diabetes é uma doença que precisa de acompanhamento constante. Quando não é tratada, pode trazer graves consequências para a saúde. O tratamento une diversos aspectos, como alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. Separamos cinco alimentos que podem ajudar a controlar a doença, mas não esqueça de visitar seu médico regularmente, para que ele prescreva uma dieta adequada.
Canela
Essa especiaria asiática é muito eficaz para ajudar quem tem diabetes tipo 2, pois controla os níveis de açúcar no sangue e aumenta a sensibilidade à insulina. Além disso, ela também é rica em antioxidantes, tem ação anti-inflamatória e termogênica.
Grão-de-bico
O grão-de-bico é rico em fibras, que ajudam a reduzir a velocidade com que a glicose é absorvida pelo organismo, o que contribui para o tratamento da diabetes. E isso não é uma vantagem só do grão-de-bico, outras leguminosas como o feijão, a lentilha e a ervilha agem da mesma maneira. Então é só escolher uma delas.
Pera
A pera tem um baixo índice glicêmico e é rica em fibras dietéticas, que controlam as taxas de glicose e colesterol no sangue. Mas não esqueça que o ideal é não tirar a casca na hora de comer, assim você aproveita todos os benefícios. Ah, a maçã também é uma boa pedida.
Sementes
O alto teor de fibras da chia e da linhaça contribui para o controle da glicemia e também ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, agindo principalmente após as refeições. Essas fibras tornam mais lenta a absorção de açucares pelo intestino, ajudando a manter a glicemia controlada e evitando picos de glicose e de produção de insulina. Além disso, também são ricas em ômega-3 e ótimas para serem incluídas em dietas para emagrecer.
Rabanete
Quando inserido na dieta, o rabanete pode trazer benefícios importantes para pessoas com diabetes. É um vegetal que tem baixo índice glicêmico e sua ingestão não causa picos ou quedas bruscas na taxa de glicose no sangue. Outros vegetais como brócolis e couve-de-bruxelas também são ótimos amigos de quem tem diabetes.